CPTM: Avaliação pulmonar gratuita na Estação Brás

Fumantes e ex-fumantes poderão realizar gratuitamente o exame para diagnóstico da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

sex, 25/08/2006 - 9h53 | Do Portal do Governo

Em 29 de agosto o Ministério da Saúde celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Essa mesma data foi escolhida pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para sediar, pela primeira vez, a Campanha Respire e Viva. Trata-se de uma iniciativa que pretende detectar a DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica -, mal que afeta cerca de 5,5 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Consenso Brasileiro de DPOC.

A campanha é gratuita e oferece avaliação pulmonar por meio do exame de espirometria, além de prestar orientações à população. “Iniciativas como essa são fundamentais para a conscientização da população porque a doença, apesar de bastante comum, ainda é praticamente desconhecida”, explica o pneumologista Waldomiro José Giacomini Filho, médico da CPTM e coordenador da campanha. Quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico, melhor a resposta do paciente ao tratamento.

Causada principalmente pelo hábito de fumar, a DPOC é uma alteração respiratória que pode se tornar grave. A sigla é usada para classificar tanto a bronquite crônica, quanto o enfisema pulmonar, manifestados em conjunto ou separadamente. Trata-se de um problema progressivo que se caracteriza pela presença de sintomas como tosse, produção de catarro e falta de ar. Uma das complicações é a limitação das atividades diárias. O paciente pode chegar a ter dificuldade nas rotinas básicas, como tomar banho, alimentar-se, caminhar e até conversar. “O simples ato de respirar pode se tornar um problema para quem tem DPOC”, completa o especialista. De acordo com o Datasus, a doença chega a matar 30 mil pessoas por ano no País.

A lesão pulmonar causada pela DPOC é irreversível, mas os sintomas podem ser controlados, assim como o diabetes e a hipertensão. Dados publicados no European Respiratory Journal demonstram que o tratamento à base de brometo de tiotrópio interfere no curso clínico da DPOC, proporcionando redução da dispnéia (falta de ar) e possibilitando o aumento das atividades físicas e a melhora da qualidade de vida do paciente. Além da medicação, o paciente com DPOC pode ser tratado com exercícios de reabilitação pulmonar e oxigenoterapia.

Serviço

Campanha Respire e Viva

Dia: 29 de agosto de 2006

Horário: das 9h às 14h

Local: Estação Brás da CPTM

Da CPTM