CPTM apresenta São Paulo no “Salão da Paisagem Urbana 2008”

A exposição acontece no Espaço Cultural CTPM, na Estação Brás

qui, 24/01/2008 - 18h36 | Do Portal do Governo

Até o dia 22 de fevereiro, os admiradores de São Paulo podem conferir alguns dos principais pontos da cidade em 40 telas assinadas por 25 artistas diferentes. As obras fazem parte do “Salão da Paisagem Paulistana 2008”, que acontece no Espaço Cultural CTPM, na Estação Brás.

O MASP, a Catedral da Sé, Pátio do Colégio, Largo São Bento e cenas cotidianas, que passam despercebidas na correria do dia-dia, foram retratadas em pintura acrílica, aquarela, xilogravura, grafismo, pintura a óleo e espátula e outras técnicas. O conjunto das obras mostra São Paulo com beleza e originalidade.

“São Paulo é uma cidade excelente para ser retratada porque há um contraste muito grande. Caminham juntas coisas do primeiro e do terceiro mundo, temas diversos que podem ser explorados pela arte”, disse Walter Handro, presidente da APBA (Associação Paulista de Belas Artes), curador da exposição. Segundo ele, a oportunidade oferecida pela CPTM promove importante aproximação do grande público com a arte, pois trata-se de uma camada da sociedade que não tem o hábito ou chances de visitar exposições culturais e a CPTM está facilitando esse acesso.

Na inauguração da mostra, ocorrida nesta terça-feira, 22, havia visitantes já conhecedores de arte e outros que paravam por curiosidade apenas, mas acabavam gostando e ficavam mais tempo observando as obras. Guilherme Okazaki, 18 anos, estudante de publicidade e propaganda, acreditava que esse tipo de arte era apenas para as classes mais elitizadas. Mas se surpreendeu ao ver, expostos dentro da estação de trem, a geometria e as cores das favelas junto a lugares mais clássicos da cidade.

Já Margareth da Silva, 23 anos, ficou impressionada com a exposição. “É um tipo de distração. Uma forma diferente de enxergar São Paulo; as cores modificam a realidade”.

Nelza Faudi, contadora de 69 anos, freqüentadora de diversos centros culturais, ficou encantada pela pintura descontraída de Jorge Okazaki e pela luminosidade dos reflexos representados nas telas de Bernadete Lima. A contadora adorou também a experiência de ter nossa cultura valorizada dentro de uma estação de trem.

A artista Dircea Alves, que teve suas obras premiadas em Paris, fez questão de homenagear a cidade de São Paulo com suas pinturas hiper realistas. Segundo alguns especialistas, Dircea “criou uma nova escola de aquarela”, o que a fez ganhar prêmios fora do país. “São Paulo é muito maltratada, mas atualmente há um interesse maior em cuidar da cidade”. Por meio das suas obras, Dircea tenta recuperar o centro da cidade de São Paulo. Mas, segundo ela, a característica mais marcante dessa exposição são as variadas formas que cada artista enxerga a cidade e tenta passar para o público. “É o que podemos fazer em beneficio a outras pessoas”, complementa Walter Pavan, também artista plástico desde 1952.

A exposição traz obras dos artistas: Arnaldo Menon, Atayde Vieira, Bernadete Lima, Damaris Serra, Danièle Onfroy, Dircéa Mountfort, Dircelina Alberani, Eiji Yajima, Elza Oda, Erci Copelli, Gigi, Gil Pery, Glaucia Caravieri, Harumi Ogiwara, Herb, Ilda Monteiro da Silva, Jorge Okazaki, Maria Clarice Sarraf, Mauricio Ferreira, Messias Lima Bastos, Nilda Souza, Sonia Manno, Tomohisa Sunago, Walter Handro e Walter Pawam.

“Salão da Paisagem Paulistana 2008” ficará em cartaz na Estação Brás até 22 de fevereiro. Depois, a mostra será dividida em duas partes que seguirão para destinos diferentes: Estação Cidade Jardim [Linha C-Esmeralda] e Prefeito Celso Daniel / Santo André [Linha D], onde permanecerão em cartaz até 25.03.

Serviço

Mostra “Salão da Paisagem Paulistana 2008”

Local: Espaço Cultural CPTM – Estação Brás

Endereço: Praça Agente Cícero, s/nº – Brás.

Data e horário: 22/01 a 22/02, das 4h às 24h.

Entrada franca para usuários da CPTM e R$ 2,30 para o público externo.

Da CPTM

(M.C.)