CPTM apresenta poemas de Vinicius de Moraes

Usuários da CPTM contam com poemas expostos em grandes adesivos nas estações

sex, 24/12/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A centenária Estação da Luz, um dos cartões postais de São Paulo, inaugura o projeto “Poesia na CPTM”. A partir desta semana, o local exibe alguns dos poemas mais representativos do poeta Vinicius de Moraes, um dos maiores nomes da literatura brasileira. A exposição se estenderá por mais cinco estações: Barra Funda, Jundiaí, Brás, Itaim Paulista e Grajaú no início de 2011. Cerca de 250 mil por dia embarcam nessas estações, mas em toda a rede da CPTM o movimento diário ultrapassa a casa dos 2,2 milhões de passageiros.

Quem passar pelas estações poderá ler poemas como “Poema de Natal”, “Soneto da Fidelidade” e “A rosa de Hiroshima”, entre outros. Serão expostos 12 poemas por meio de adesivos em tamanhos grandes que possibilitam a leitura mesmo à distância. A exposição terá duração de três meses.

A iniciativa, já adotada nas estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô (projeto Poesia no Metrô) desde o final de 2009, é um grande programa de leitura de poemas que utiliza espaços públicos para difundir a arte e provocar nos usuários o interesse pela poesia.

O projeto Poesia na CPTM é uma iniciativa do poeta Carlos Figueiredo, da Companhia de Poesia. Ele destaca a escolha do primeiro poeta para dar início ao projeto: “Vinicius de Moraes consegue ser um dos grandes poetas da Língua Portuguesa e, ao mesmo tempo, um dos mais populares”.

Já o diretor presidente da CPTM, Sérgio Avelleda, reforça a importância da iniciativa: “O estímulo à leitura é uma tarefa de todos. A exposição de poesia na CPTM garante a milhões de pessoas, diariamente, o acesso ao texto poético de qualidade”.

Da CPTM