CPTM apreende cartões de Bilhete Único por uso indevido

Foco é coibir uso irregular do bilhete para portadores de deficiência e do cartão escolar

sex, 13/07/2007 - 11h20 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) está intensificando a fiscalização para coibir o uso indevido do cartão do Bilhete Único Especial, para Portadores de Deficiência, e do cartão Escolar. A vistoria é realizada por agentes de segurança e operacionais, nas linhas de bloqueios das estações, no momento do embarque.

Diariamente, usuários têm sido flagrados, utilizando o benefício concedido à outra pessoa. Quando a irregularidade é constatada, os bilhetes acabam retidos, cadastrados e encaminhados à SPTrans, pelo Serviço de Atendimento ao Usuário da CPTM.

Infrações e Sanções

De acordo com a Legislação, quando é constatado o uso indevido do Bilhete Único, seja Especial ou Escolar, o titular, tem o benefício suspenso por 180 dias e, no caso de reincidência, a penalidade chega a 12 meses.

A Lei prevê ainda, que nas infrações que envolvam a comercialização do Bilhete Único, as sanções ao titular do beneficio, podem atingir um período de 12 meses. E, no caso de reincidência, a interrupção poderá abranger o período de 24 meses.

Da CPTM