CPTM amplia embarque preferencial para as Linhas A e B

Operação visa dar mais conforto e segurança a idosos, mulheres grávidas, crianças e pessoas com mobilidade reduzida

qua, 02/01/2008 - 20h53 | Do Portal do Governo

Desde 18 de dezembro, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realiza a Operação Embarque Preferencial nas estações Palmeiras-Barra Funda, na Linha B (Júlio Prestes-Itapevi), e Lapa, na Linha A (Luz-Francisco Morato), das 16h às 19h.

A iniciativa visa a facilitar a entrada, com conforto e segurança, de idosos, mulheres grávidas, com crianças, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, nas duas primeiras portas do primeiro vagão dos trens metropolitanos.

O esquema começou a funcionar a partir de 30 de novembro, nas seguintes estações:

Linha C-Esmeralda: Estação Osasco (das 6h às 9h e das 16h às 19h);

Linha D: Estação Mauá (das 6h às 9h);

Linha E: Est. Guaianazes (das 6h às 9h) e Luz, no Expresso Leste (das 16 às 19h);

Linha F: Estação Brás (das 16h às 19h);Pesquisa VOS

A ação partiu da identificação de uma demanda de nossos usuários durante a realização da pesquisa VOS (Ver, Ouvir e Sentir), aplicada por dirigentes da CPTM, Metrô e EMTU e da própria Secretaria dos Transportes Metropolitanos, em novembro.

Batizada de “Operação na Linha”, a pesquisa avaliou as condições reais de funcionamento do transporte público metropolitano e contou com a participação de 236 dirigentes. Espalhados pelas estações de trens, metrô e terminais de ônibus, eles acompanharam in loco as viagens de ida e volta da população, nos horários de pico da manhã e tarde.

Da CPTM

(I.P.)