CPTM amplia a cobertura de plataforma em estações

Engenheiro Goulart e São Miguel Paulista receberam mais 102 metros

ter, 27/05/2008 - 18h34 | Do Portal do Governo

A CPTM concluiu, nesta semana, as obras de ampliação da cobertura da plataforma das estações Engenheiro Goulart e São Miguel Paulista, na Linha 12 – Safira (Brás/Calmon Viana). O prolongamento da área coberta proporcionará maior conforto e segurança aos cerca de 14.500 usuários que utilizam, diariamente, essas unidades.

Na Estação Engenheiro Goulart, havia apenas 50 metros de cobertura na plataforma, que possui 7,8 metros de largura. Com a ampliação, foram executados mais 102 metros, totalizando proteção com 152 metros. Para iluminar o local, foram instaladas 88 luminárias com duas lâmpadas de 32 Watts.

Na estação de São Miguel Paulista foram executados 40 metros de ampliação da cobertura, complementando os 156 metros já existentes. Com isso, a área protegida da plataforma passou a ter 196 metros. A iluminação será realizada com 32 luminárias.

Em ambas estações, o prolongamento da cobertura foi realizado com estruturas e telhas metálicas de 0,65 mm de espessura e revestidas com zincalumi, uma espécie de galvanização contra a ferrugem. Existe também um sistema de aterramento da cobertura, através de cabos de cobre nu fixados entre as estruturas e as hastes aterradas para proteção contra descargas elétricas. Ao todo, foram dois meses e meio de obras.

Além das estações Engenheiro Goulart e São Miguel Paulista, as unidades de Engenheiro Manuel Feio, Itaquaquecetuba, Aracaré e Calmon Viana também estão recebendo ampliação da cobertura nas áreas de embarque.

De acordo com o gerente de Operação das Linhas 11 – Coral e 12 – Safira, José Augusto Bissacot, até 2010, todas essas estações serão totalmente reformadas. “Essas estruturas metálicas, que são feitas de materiais bem leves, permite a reinstalação em outros locais da companhia, quando as novas estações estiverem prontas”, afirmou 

Da CPTM