CPTM altera intervalo de trens

A CPTM reduz os intervalos entre os trens fora dos horários de pico, inclusive aos sábados, domingos e feriados

sáb, 12/01/2008 - 12h06 | Do Portal do Governo

Nas linhas A (Luz-Francisco Morato), D (Luz-Rio Grande da Serra), B (Julio Prestes- Itapevi) e F (Brás-Calmon Viana), o tempo de espera nas plataformas, entre 8h30 e 17h00, cai de 15 para 12 minutos, uma redução de 20%. Aos sábados, domingos e feriados, a espera baixa de 20 para 15 minutos, 25% a menos.

Na linha E (Luz – Estudantes), os intervalos serão ainda menores: de 12 para 10 minutos, nos dias úteis. Nos sábados, domingos e feriados, a redução será de 40%, com o tempo de espera baixando de 20 para 12 minutos.

Os intervalos menores nos horários de vale (das 8h30 às 17h00) representam um aumento médio na capacidade de transporte (oferta de lugares) de 12 % para dias úteis, 21 % aos sábados e 34 % aos domingos e feriados.

Este esquema de circulação é o mesmo adotado no mês de dezembro de 2007, quando as compras de fim de ano provocam um aumento no fluxo de passageiros. As medidas exigem uma grande mobilização das equipes das áreas de operação e manutenção para que a regularidade e confiabilidade do sistema sejam garantidas.

Intervalos na Linha C-Esmeralda

Na Linha C-Esmeralda, o tempo de espera será elevado num trecho que compreende 3 estações (Socorro, Jurubatuba e Autódromo), em função de obras de modernização da via, no período de 12 a 31 de janeiro. O intervalo subirá de 8 minutos, em média, para 14 minutos, durante a operação comercial.

Entre Osasco e Socorro, o intervalo não será alterado. Nesse percurso, a circulação de trens será feita de forma alternada: um trem sai de Osasco, seguindo até Socorro para retornar dali e outro sai de Osasco e segue viagem até Jurubatuba, sucessivamente.

A redução do tempo de espera na Linha C-Esmeralda ocorrerá a partir de fevereiro, quando serão adotados os mesmos intervalos praticados na Linha E (10 minutos, fora do horário de pico nos dias úteis, e 12 minutos aos sábados, domingos e feriados).

Mais informações pelo site www.cptm.sp.gov.br <http://www.cptm.sp.gov.br/>  ou pelo Serviço de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800-055-0121.

Da CPTM

(M.C.)