CPTM abre inscrições para concurso público neste sábado

As inscrições vão até 1° de março e devem ser realizadas somente via internet

sáb, 14/02/2009 - 8h12 | Do Portal do Governo

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abriu neste sábado, 14, as inscrições para o concurso público 01/2009, para os cargos de Técnico de Materiais, Pintor e Operador de Máquinas. Estão sendo oferecidas seis vagas, sendo duas para pessoas com deficiência (uma para Técnico de Materiais e outra para Operador de Máquinas e Equipamentos).

As inscrições vão até 1° de março e devem ser realizadas somente via internet, no site da fundação Conesul – www.conesul.org – onde também é possível consultar o edital completo. Após o preenchimento da ficha, é necessário imprimi-la e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 11,75, em qualquer agência bancária.

Quem não tem acesso à internet em casa pode utilizar um dos postos do Acessa São Paulo, instalados em estações da CPTM e do Metrô, que oferecem acesso à rede e impressão gratuitos.

Além do site da Conesul, os inscritos também encontrarão informações e comunicados sobre o processo seletivo afixados nas estações Brás, Luz e Barra Funda.

Pré-requisitos

Para o cargo de Técnico de Materiais é preciso ter Ensino Médio completo, curso técnico nas áreas de mecânica, elétrica, eletrotécnica, mecatrônica, produção industrial ou eletroeletrônica. Também é preciso possuir registro profissional no CREA, com inscrição regular.

Para concorrer ao cargo de Pintor, basta ter Ensino Fundamental completo. Já para Operador de Máquinas e Equipamentos, além do Ensino Fundamental completo, também é preciso possuir carteira de motorista, classe “D” ou “E”.

Atribuições das funções

Técnico de Manutenção: dar suporte técnico para subsidiar a elaboração de especificações e procedimentos técnicos de materiais, efetuando coleta de informações/dados; auxiliar na elaboração de codificação e catálogos diversos de materiais; efetuar inspeção em atividades de terceiros e no recebimento de materiais /equipamentos mecânicos, elétricos, eletrônicos e eletroeletrônicos, de construção civil, administrativos, etc; participar e orientar a execução do grau de criticidade e essencialidade de materiais; coletar e encaminhar amostras de materiais recebidos para análise e testes, acompanhando o processo até a emissão do laudo técnico; executar outras tarefas/ atividades, inerentes a sua área de atuação e/ou sua carreira de acesso, sempre que solicitado ou necessário.

Pintor: efetuar e/ou restaurar pinturas de instalações prediais, instalações fixas e estações, pinturas de faixas de segurança, de letras, painéis, placas, quadros, portas, janelas, madeiras, edificações e outros, fazendo o tratamento, preparo de tintas e superfícies, dimensionando o material a ser utilizado; executar outras tarefas/atividades inerentes a sua área de atuação, sempre que solicitado ou necessário.

Operador de Máquinas e Equipamentos: operar veículos de movimentação de carga, como empilhadeira, talhas pontes rolantes ou outros semelhantes; efetuar limpeza, lubrificação e abastecimento dos equipamentos de movimentação de carga; efetuar pequenos serviços de reparação e manutenção das máquinas, fazendo regulagens e substituições de peças simples; executar outras atividades/ tarefas inerentes a sua área de resultados, sempre que necessário ou solicitado.

Da CPTM