CPTM abre inscrições para concurso de maquinista

Ao todo, são 60 vagas. Inscrições deverão ser feias pela internet até 1º de dezembro

ter, 17/11/2009 - 14h30 | Do Portal do Governo

Estão abertas a partir desta terça-feira, 17, as inscrições para o concurso público da CPTM que vai contratar 60 maquinistas – três vagas serão destinadas para portadores de deficiência física. O salário para a função é de R$ 2.003,53. Os interessados deverão se inscrever até o dia 1º de dezembro pela internet, no site www.conesul.org.br. A taxa é de R$12,40 e o exame será realizado no dia 10 de janeiro. 

Para concorrer à função é necessário ter, no mínimo, 18 anos, 2º grau completo e ser formado no curso Eletricidade Básica. O candidato deverá ter participado de carga horária mínima de 40 horas e apresentar o respectivo conteúdo programático, comprovados em certificado expedido por instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação – MEC. 

Os aprovados deverão ter disponibilidade para trabalhar nos locais e postos pertencentes ao Sistema de Trens Metropolitanos de São Paulo, para onde forem designados. Dentre as atribuições do cargo, o maquinista irá operar trem unidade e/ ou locomotiva, nas modalidades semi-automático e manual. Além disso, irá realizar testes e manobras, comunicar-se com passageiros, atuar no controle de tráfego e estações e elaborar relatórios de viagens realizadas. 

A prova será composta de 50 questões, sendo 15 de língua portuguesa, 15 de matemática e 20 sobre conhecimentos específicos. 

Da CPTM