CPTM abre inscrições para 51 vagas do Aluno Aprendiz

Interessados poderão se inscrevr até a meia-noite do dia 10 de maio; taxa de inscrição é de R$ 12,40

ter, 04/05/2010 - 13h00 | Do Portal do Governo

Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para o concurso público Aluno Aprendiz da CPTM. As 51 vagas são para a formação de Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos (16), de Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos (16) e para Assistente Administrativo (19) no Curso de Aprendizagem Industrial, do Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart, mantida pela CPTM, em convênio com o Senai.

As inscrições poderão ser feitas pelo site www.conesul.org até a meia-noite de 10 de maio. Depois de se inscrever, o candidato deverá imprimir o boleto e efetuar o pagamento da taxa de R$ 12,40 em qualquer agência bancária. Caso haja impossibilidade de acesso à internet, os candidatos devem procurar Postos de Atendimento do “Acessa São Paulo” e Telecentro.

Os interessados nos cursos de Sistemas Eletroeletrônicos e Sistemas Mecânicos terão como pré-requisito data de nascimento de 2 de agosto de 1988 a 2 de agosto de 1993 e os candidatos ao curso de Assistente Administrativo data de nascimento de 2 de agosto de 1990 a 2 de agosto de 1992. Todos os devem ter o Ensino Médio concluído.

Os Alunos Aprendizes dos cursos técnicos de Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte Sobre Trilhos e Técnicos em Sistemas Mecânicos de Transporte Sobre Trilhos terão formação de 24 meses. Já os alunos do curso de Aprendizagem Industrial Assistente Administrativo receberão formação no período de 12 meses.

Os  candidatos dos dois primeiros cursos deverão ter disponibilidade dos seguintes horários: durante a fase escolar, das 7 às 11 horas e das 12 às 16 horas e, durante o período de estágio, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Os candidatos do último curso terão que dispor do horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Na condição de Aluno Aprendiz, a CPTM pagará um salário mínimo no primeiro ano e um salário mínimo e meio no segundo. A escola mantida pela CPTM tem convênio com o Senai  e a contratação ocorrerá sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e Legislação pertinente.

Prova

A prova classificatória será de Conhecimentos Teóricos realizada no dia 30 de maio. As questões serão de múltipla escolha exigindo conhecimentos em Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20 questões) e Atualidades (dez questões) . O gabarito oficial da Prova de Conhecimentos Teóricos será divulgado no dia 18 de junho.

Os candidatos habilitados na Prova de Conhecimentos Teóricos serão convocados em ordem decrescente de pontuação, para comprovação dos pré-requisitos (Quadro 2.7 do Edital), na proporção de três candidatos por vaga. Os aprovados serão convocados para a etapa de Avaliação de Perfil Profissional. Os aprovados serão convocados, em ordem decrescente de pontuação e conforme a necessidade da CPTM, para Avaliação Médica. A admissão está prevista para o dia 2 de agosto de 2010.

Leia mais sobre os programas do Governo que ajudam os jovens a conseguir o primeiro emprego aqui.

Da CPTM