CPTM abre 46 vagas para aluno-aprendiz

Inscrições para o concurso poderão ser feitas até as 24 horas do dia 9 de dezembro

qua, 02/12/2009 - 13h30 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) abriu inscrições para o concurso público que oferece 46 vagas para “aluno-aprendiz” nos cursos de formação técnica do Centro de Formação Profissional “Engenheiro James C. Stewart”. A escola é mantida pela companhia, em convênio técnico com o Senai, na Lapa. Os interessados devem se inscrever até as 24 horas do dia 9 de dezembro pela internet, no site www.conesul.org. A taxa de inscrição é de R$ 12,40. No mesmo endereço eletrônico é possível obter o edital do concurso na íntegra.

Durante a fase escolar, os alunos-aprendizes deverão dispor de horário das 7 às 11 horas e das 12 às 16 horas e, durante o período de estágio, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Conforme o regime da Consolidação de Leis do Trabalho (CLT) e legislação pertinente, os jovens receberão um salário-mínimo no primeiro ano e um salário-mínimo e meio no segundo ano.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 16 para Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos, sete para Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, 16 para a formação de Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos e sete para a formação de Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos.

Entre os pré-requisitos necessários para os cursos Técnico em Sistemas Eletroeletrônicos de Transporte sobre Trilhos e Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos estão: nascidos entre 1º de março de 1988 e 1º de março de 1993 e ensino médio concluído. Já para os cursos de aprendizagem industrial de Eletricista de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos e de Mecânico de Manutenção de Sistemas de Transportes sobre Trilhos é preciso ter nascido entre 1º de julho de 1987 e 1º de março de 1993 e ensino fundamental concluído.

Referência no setor

O Centro de Formação Profissional Engenheiro James C. Stewart-CPTM é mantido pela CPTM em convênio técnico com o Senai/SP. A instituição forma, em média, cerca de 60 jovens por ano. Após a conclusão do curso e respectivo registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-SP), os técnicos são absorvidos pela CPTM ou por empresas do mesmo segmento.

A escola oferece cursos de aprendizagem industrial nas modalidades Mecânico de Manutenção de Transporte sobre Trilhos, Eletricista de Manutenção de Transporte sobre Trilhos e Agente Operacional. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96, passaram a ser oferecidos aos jovens aprendizes os cursos de Técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte sobre Trilhos, Técnico em Sistemas Mecânicos de Transporte sobre Trilhos, Técnico em Transporte sobre Trilhos e Assistente Administrativo.

Além de ensino qualificado, os alunos têm à disposição laboratórios de informática, desenho técnico, metrologia, hidráulica, pneumática, motor de combustão interna, comando numérico computadorizado, operações de usinagem (torno, fresa e plainas), solda, serralheria, eletrônica [digital e analógica], comandos elétricos, eletricidades básica e geral e controlador lógico programável.

O local conta ainda com uma ferrovia didática formada pelos laboratórios de via permanente, rede aérea e sinalização. Os alunos também fazem visitas às oficinas da CPTM e a empresas do ramo ferroviário, para complementarem os estudos realizados nos laboratórios de simulação.

Outros equipamentos são a réplica de um trem pesando três toneladas, com 7,8 metros de comprimento, e um Simulador de Controle de Tráfego para reproduzir as atividades diárias do Centro de Controle Operacional – CCO.

Profissionalização

Utilizando a formação por competências, o CFP forma profissionais tecnicamente capacitados para exercerem suas funções em empresas operadoras de carga, transporte de passageiros e fornecedoras de componentes para o setor metro-ferroviário. Os cursos técnicos são legalmente autorizados pelo MEC. Desde 2004, a CPTM efetivou 123 ex-alunos do Centro de Formação James C. Stewart. Desse total, 79 foram admitidos no cargo de Técnico de Manutenção e 44, Eletricista / Mecânico.

Da CPTM