CPI-1 realiza seu 20º Torneio de Técnicas Policiais

Objetivo é desenvolver e aperfeiçoar a aplicação de técnicas policiais de alto nível

qua, 20/08/2008 - 17h25 | Do Portal do Governo

O Recinto de Exposições de Guaratinguetá, na região de São José dos Campos, será, nesta quinta-feira, 21, palco do treinamento de 14 policiais militares – dois de cada uma das unidades que integram o CPI-1. Objetivo é desenvolver e aperfeiçoar a aplicação de técnicas policiais de alto nível.

Visando minimizar ao máximo possível erros no exercício da função, por meio de desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação de técnicas policiais de alto nível, a Polícia Militar do Estado de São Paulo realiza, a partir das 8 horas desta quinta-feira (21), o “20º Torneio de Técnicas Policiais”, em Guaratinguetá – distante 176 quilômetros da Capital. O treinamento, que ocorre no Recinto de Exposições de Guaratinguetá, na Rodovia Washington Luis, é realizado desde 2006, e conta com a participação de dois policiais de cada uma das sete unidades do Comando de Policiamento do Interior (CPI-1), na região de São José dos Campos, totalizando 14 policiais.

No torneio serão aplicados o “Método Giraldi – Curso de Tiro Defensivo de Preservação da Vida”, que faz parte, desde 2002, da grade curricular na formação de soldados e oficiais da PM, e tem como princípio atirar somente em último caso; além do “Método POP – Procedimento Operacional Padrão”, que são as normas de conduta utilizadas na orientação do policial para agir, da melhor forma possível, em cada tipo de ocorrência.

“A cada edição do evento, um batalhão diferente da região fica responsável pela organização do torneio, cujo treinamento é realizado em Guaratinguetá. Neste mês, o batalhão organizador é o 23º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), de Lorena”, explica o chefe do Gabinete de Treinamento do CPI-1, Waldomiro Medeiros Jr.

Para participar do torneio, os comandantes do 1º BPM/I (São José dos Campos), do 5º BPM/I (Taubaté), do 20º BPM/I (São Sebastião), do 23º BPM/I (Lorena), do 41º BPM/I (Jacareí); e do 46º BPM/I (São José dos Campos), encaminham uma lista com os nomes dos policiais militares disponíveis para o treinamento ao Comando de Policiamento do Interior-1 (São José dos Campos). Desta lista, o comandante do CPI-1 escolhe dois policiais de cada uma das unidades para participar do torneio. O CPI-1 também escolhe dois de seus integrantes, totalizando 14 participantes. Um dos requisitos para a escolha dos policiais é não ter participado de nenhum dos últimos três torneios realizados.

“Existe uma planilha com critérios estabelecidos, onde cada dupla começa o treinamento com 1.000 pontos. E, de acordo com a avaliação recebida dos treinadores, os pontos das duplas vão sendo descontados. A dupla que acabar o treinamento com menos pontos descontados será a vencedora”, explica o tenente do 23º BPM/I, Marcos Antonio de Oliveira. Os três primeiros colocados ganham um troféu. A dupla campeã, além do troféu pela sua conquista, ganha um outro para o batalhão ao qual faz parte.

De acordo com Oliveira, o torneio não deve ser visto como uma mera competição. “É conhecimento, aprimoramento das técnicas desenvolvidas com o objetivo de que todos os policiais militares estejam aptos a atender qualquer tipo de ocorrência. O torneio serve de certa forma para que os oficiais e sargentos de cada uma das unidades avaliem como está o preparo de seu grupo. Com isso, todos ganham: os policiais, a população e até mesmo o infrator da lei – pela abordagem adequada.”

Danilo de Souza

Da Secretaria de Segurança Pública

C.M.