Cozinha Experimental do Icesp oferece aulas de alimentação durante gestação            

De olho na saúde das futuras mamães, o Icesp promove aulas sobre a importância de se alimentar bem

qui, 25/10/2018 - 12h34 | Do Portal do Governo

Para algumas mulheres é um sonho, para outras uma surpresa, para tantas um susto. Para todas elas um período em que se faz necessário cuidar ainda mais da saúde e do bem-estar. Há quem se valha da máxima de “comer por dois” e quem não queira engordar muito, o fato é que os cuidados com a alimentação na gestação são fundamentais para mãe e bebê.

De olho no dia a dia de suas colaboradoras futuras mamães e também dos futuros papais que podem replicar as dicas em casa, o Icesp promoveu uma aula sobre a importância de se alimentar bem nessa fase.

No encontro, a nutricionista Micheline de Souza explicou aos participantes como o consumo de uma mistura equilibrada e saborosa de alimentos pode não só manter a gestante saudável durante a gravidez, e abrir caminho para um trabalho de parto mais fácil, como também ajudar a estabelecer os alicerces essenciais para o crescimento saudável do seu filho.

“Estudos indicam que nas primeiras refeições ‘sólidas’ os bebês aceitam melhor os alimentos que fizeram parte da alimentação das mães durante a gravidez”, pontua Micheline.

Confira algumas orientações gerais:

– Fazer 5 a 6 refeições por dia, mais ou menos de 3 em 3 horas: pequeno-almoço, almoço e jantar e 2 a 3 pequenos lanches;

– Privilegiar o consumo de hortícolas, iniciando as refeições com um prato de salada;

– Preferir o peixe gordo (salmão, arenque, atum, sardinha) e as carnes brancas;

– Limitar o consumo de carne vermelha a 2 ou 3 vezes por semana;

– Consumir cerca de metade dos cereais sob a forma integral;

– Comer 3 a 4 porções de fruta por dia;

– Moderar o consumo de sal;

– Beber água suficiente para satisfazer a sede. Cerca de 2 litros podem ser uma referência;

– Evitar as bebidas alcoólicas.