COVID-19: HC de Botucatu recebe doação de aparelho que triplicará realização de testes

Com o novo equipamento, será possível ampliar o volume de testes e agilizar o processo para casos de toda a região

seg, 29/06/2020 - 15h30 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participou, neste sábado (27), no Teatro Municipal “Camilo Fernandez Dinucci”, do anúncio de um avanço importante no combate à pandemia de COVID-19. Um aparelho moderno permitirá triplicar a capacidade da realização de testes diagnósticos da doença será doado à unidade de saúde.

A ação foi intermediada pela Prefeitura de Botucatu junto ao Grupo Ruas, proprietário da encarroçadora de ônibus Cai Induscar, que foi responsável pela doação do equipamento, estimado em R$ 293 mil.

A professora Rejane Maria Tommasini Grotto, responsável pelo Laboratório de Biologia Molecular do HCFMB, local onde os testes são realizados, explica que, com o novo equipamento, será possível ampliar o volume de testes e agilizar o processo. “A mesma rotina de 96 testes, que hoje demora 3 horas e 30 minutos, poderá ser rodada em 1 hora”, enfatiza.

“Além disso, teremos a extrema vantagem de o equipamento ser aberto. Podemos comprar os kits de diferentes empresas em atividade no mercado”, salienta a docente.

Parceria

O superintendente do HCFMB, André Balbi, lembra que quanto mais cedo for o diagnóstico de COVID-19, mais efetivo será o tratamento e melhor a evolução do quadro do paciente. Balbi agradeceu o empenho de todos os envolvidos na parceria que permitirá a aquisição do novo aparelho, que realizará testes em casos suspeitos de toda a região de abrangência do hospital com mais rapidez.

“A parceria entre a Faculdade de Medicina de Botucatu, Prefeitura de Botucatu e a Caio chega ao seu ponto máximo. O aparelho que será doado ao HCFMB (vinculado à Universidade Estadual Paulista) vai aumentar muito nossa capacidade de diagnóstico para toda a região. Agradeço muito a esses parceiros e reafirmo que estamos sempre abertos a esses auxílios, para que possamos fazer uma gestão em conjunto”, salientou.