Covas visita obras de ampliação do aeroporto de Cumbica

nd

qua, 06/09/2000 - 18h34 | Do Portal do Governo


Infraero garante que nenhum vôo será transferido de São Paulo

O governador Mário Covas visitou na tarde desta quarta-feira, dia 6, as obras de ampliação dos terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. ‘Qualquer passageiro que quiser embarcar ou desembarcar em São Paulo vai poder continuar utilizando o aeroporto de Cumbica’, afirmou Covas. Após conhecer os pormenores do projeto, o governador recebeu do presidente da Infraero, Fernando Perrone, a garantia de que nenhum vôo com destino ou partida de São Paulo será transferido para o Rio de Janeiro, como foi noticiado recentemente pela imprensa.
As obras em curso vão ampliar as áreas de fiscalização de bagagem e apresentar mais 72 balcões de check-in, além de quatro novos carrosséis de restituição de bagagem. O investimento da Infraero é de R$ 60 milhões e as obras incluem também ampliação da área dos saguões de embarque e desembarque e as salas de embarque remoto, chamadas de ‘single’.
Quando concluídas, no primeiro semestre de 2002, a capacidade do aeroporto será ampliada em 10%, passando dos atuais 15 milhões para 16,5 milhões de passageiros por ano. Esse aumento, segundo Perrone, atenderá a demanda por mais ou três anos. Covas acredita que só com a construção do terceiro terminal de passageiros será possível acompanhar o crescimento de Cumbica, que é de 9% ao ano. Esse novo terminal, que vai ter capacidade para 12 milhões de passageiros/ano já está com seu projeto pronto.
Para discutir sua viabilização, Covas marcou reunião com a Infraero no início de novembro. ‘Tudo o que estiver ao alcance do Governo do Estado será feito, garantiu Covas. A obra poderá ter, inclusive, parceria com a iniciativa privada. Perrone acredita ainda na possibilidade de ampliação da capacidade dos aeroportos de Congonhas, Campo de Marte e Viracopos. ‘Em Congonhas, com aviões maiores e mais modernos, poderemos aumentar o número de passageiros sem aumentar o número de vôos’, observou.
Covas lembrou que os aeroportos do Interior de São Paulo estão sendo modernizados. ‘O de Ribeirão Preto tem condições de receber até vôos internacionais, afirmou o Governador, acrescentando que aeroportos em melhores condições são essenciais para instalações de novas empresas no Interior.
Em Cumbica, a Infraero tem um projeto em desenvolvimento para a construção de mais uma pista, com 1.800 metros de extensão e 45 metros de largura. Os investimentos previstos são de R$ 400 milhões, incluindo infra-estrutura e desapropriações necessárias. Essa obra vai permitir elevar a capacidade de pouso e decolagem de 250 mil para 450 mil operações por ano. Durante a visita, Covas esteve acompanhado dos secretários estaduais de Transporte, Michael Zeitlin, e da Comunicação, Osvaldo Martins.