Covas vai a Campos do Jordão e determina a construção de moradias para desabrigados

Município tem 1.500 desabrigados e oito vítimas fatais

qui, 06/01/2000 - 19h07 | Do Portal do Governo

Município tem 1.500 desabrigados
e oito vítimas fatais

O governador Mário Covas foi a Campos do Jordão nesta quinta-feira, dia 6, onde percorreu as áreas mais atingidas pelas chuvas, como o Morro do Britador, no bairro Santo Antônio e a Vila Albertina. O município foi um dos mais castigados pelas chuvas que atingiram a Serra da Mantiqueira desde a virada do ano. Covas determinou ao presidente da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), Goro Hama, que envie uma equipe de técnicos ao município para identificar, juntamente com a prefeitura local, áreas para construção de novas moradias.
As unidades serão destinadas aos desabrigados que perderam suas casas nos deslizamentos ocorridos nas últimas horas. As habitações também atenderão os moradores que têm casas condenadas por estar em área de risco. ‘O problema aqui é a disponibilidade de terrenos. Portanto, acho que teremos de construir apartamentos ao invés de casas e, se isso for feito em mutirão, as pessoas vêem a solução definitiva e podem suportar um pouco mais esta situação desfavorável’, comentou Covas, garantindo: ‘os técnicos da CDHU só sairão daqui quando essa questão for resolvida’.
Depois de conferir de perto os estragos causados pelos deslizamentos, Covas avaliou que a maioria dos desabrigados com casas em áreas de risco não têm a menor condição de retornar às suas moradias. ‘No meu entendimento várias dessas casas não poderão ser reconstruídas e por isso o mais lógico é resolver o problema de forma definitiva’.
Goro Hama, presidente da CDHU, disse que o prefeito de Campos do Jordão, Oswaldo Gomes da Silva Filho (PSDB), está empenhado em identificar novos terrenos para que a empresa possa agilizar a construção das unidades. Segundo ele, a CDHU pode começar imediatamente a construção de 200 moradias, de preferência em regime de mutirão, para agilizar o processo.
De acordo com técnicos da Sabesp e da Secretaria de Energia, que se reuniram com Covas no pé do Morro do Britador, até esta sexta-feira, dia 7, o fornecimento de água e energia elétrica na cidade estará restabelecido, exceto nas áreas onde houve desmoronamento com queda de postes e ruptura de tubulações.

Balanço

A Defesa Civil do Estado aponta que em Campos do Jordão há cerca de 1.500 desabrigados e oito vítimas fatais, sete por soterramento e uma por afogamento. Outras seis pessoas continuam desaparecidas. O balanço das 17 horas da Defesa Civil informa que as chuvas já causaram a morte de nove pessoas no Estado: oito em Campos do Jordão e uma em Queluz, no Vale do Paraíba. No total são 34 municípios atingidos, com 106 feridos.
A preocupação maior no momento é com a população desabrigada, 4.382 pessoas registradas. Até agora a Defesa Civil já repassou 15.180 quilos de alimentos, 435 cobertores, 635 colchões, 400 fronhas, 2.400 metros quadrados de rolo de lonas plásticas, 121 pares de botas de PVC, além de 60 kits de roupas (uma calça, duas camisetas, um par de tênis e 600 metros quadrados de lona plástica).