Covas se recupera satisfatoriamente

Em menos de 48 horas depois da cirurgia, Covas caminha pelo quarto e já pode comer gelatina

qui, 23/11/2000 - 15h34 | Do Portal do Governo

Em menos de 48 horas depois da cirurgia, Covas caminha pelo quarto e já pode comer gelatina

O estado clínico do governador Mário Covas continua evoluindo satisfatoriamente, segundo a equipe médica que o assiste. O governador já caminhou no quarto, passou algum tempo sentado e está ingerindo mais líquido do que ontem. “Ele está ensaiando comer uma gelatina”, disse o gastroenterologista Raul Cutait. ‘Ele está em uma fase de recuperação dentro daquilo que se espera em um segundo dia de pós-operatório’, acrescentou. O médico particular do governador, o infectologista David Uip, confirmou o que a irmã de Covas , Nídia Covas Barrionuevo afirmara pela manhã: Covas acordou com o seu costumeiro mau humor, querendo sair do hospital. ‘Alguém conhece Mário Covas sem estar bravo? Esse é o melhor sinal de que ele está se recuperando totalmente’, disse Uip.

De acordo com o boletim médico divulgado pela Assessoria de Imprensa do Incor nesta quinta-feira, dia 23, o governador apresentou um distúrbio do ritmo cardíaco — fibrilação atrial –, considerado normal em um pós-operatório, principalmente em se tratando de um paciente cardíaco. Segundo o cardiologista Whady Hueb, a fibrilação é uma alteração na frequência dos batimentos do coração, que não apresenta riscos e é controlada por medicamentos.

O governador ainda está com uma sonda visical de demora que está drenando a neobexiga, onde foi realizada uma pequena sutura de 2 centímetros durante a cirurgia. ‘A neobexiga tem que permanecer vazia até a cicatrização, portanto a sonda será mantida em torno de sete a 10 dias, depois retirada e o governador volta a ter suas funções urinárias normalmente’, explicou o urologista Sami Arap.

A Assessoria de Imprensa do Incor divulga amanhã, sexta-feira, dia 24, por volta do meio dia, um novo boletim médico.

Veja também:
Boletim Médico nº 3