Covas sai do Incor e diz que vai trabalhar

Com dieta liberada e sem restrições médicas, governador agendou cinco compromissos para a tarde de hoje

ter, 05/12/2000 - 13h37 | Do Portal do Governo

Com dieta liberada e sem restrições médicas, governador agendou cinco compromissos para a tarde de hoje

O governador Mário Covas deixou na manhã desta terça-feira, dia 5, o Instituto do Coração, onde esteve internado desde o último dia 19 de novembro. Ao sair, Covas falou rapidamente com a imprensa e seguiu de carro para o Palácio dos Bandeirantes. ‘Estou saindo muito bem e muito feliz’, disse Covas aos jornalistas. “Meu único desejo é nunca mais voltar ao hospital’, complementou. Perguntado se iria descansar, Covas foi enfático: ‘Que nada, eu vou trabalhar pois trabalhar não mata ninguém. Só hoje tenho cinco reuniões agendadas’.

‘O governador está tão bem, como todos puderam ver, que depois de 15 dias de uma grande operação, saiu do hospital andando’, disse o infectologista David Uip, médico particular de Covas durante a entrevista coletiva concedida pela equipe médica logo após a saída do governador. Segundo os médicos que atendem o governador, assim que Covas soube que poderia ir embora, nada o segurou. ‘Foi engraçado porque ele desceu e nem falou com a gente. Ele praticamente fugiu do hospital’, brincou David Uip.

No dia 21 de novembro, Covas foi submetido a uma intervenção cirúrgica para a retirada de tumor recidivo localizado entre o reto e a neobexiga. Foi necessário realizar uma derivação intestinal, por meio de colostomia definitiva. Durante o procedimento, também foi extirpada uma parte do intestino delgado, onde estava localizada uma outra lesão tumoral de apenas 2 milímetros, e ressecada parte da neobexiga.

Segundo o gastroenterologista Raul Cutait, Covas não precisará manter-se em dieta alimentar em conseqüência da colostomia. ‘Ele não terá nenhuma dieta alimentar rígida e, com o tempo, vai aprender qual o tipo de alimento menos recomendável’. Cutait também informou que o governador deverá ter acompanhamento médico ‘mais de perto’ nas próximas semanas e a presença de constante de uma enfermeira para os procedimentos de assepsia e curativos necessários ao paciente.

Segundo o boletim médico final, divulgado pela Assessoria de Imprensa do Incor, Covas não tem restrição de atividades e vai continuar tomando a medicamentação exigida no pós-operatório. O boletim informou também que, ontem, segunda-feira, dia 4, o governador foi submetido a uma uretrocistografia que revelou a normalização da neobexiga, possibilitando a retirada da sonda vesical de demora. A drenagem do líquido seroso na cavidade abdominal reduziu-se ao máximo e a incisão cirúrgica continua em processo de cicatrização normal. ‘Para nossa alegria, a bexiga do governador está funcionando normalmente’, garantiu o urologista Sami Arap.

Considerado pela equipe médica como o ‘mais disciplinado e cooperativo dos pacientes’, Covas ficou menos de 48 horas na sala de recuperação pós-operatória e, no segundo dia após a operação, já andava pelo quarto, atendendo ao pedido dos médicos. Com intercorrências que, segundo os médicos, são ‘próprias de cirurgias de grande porte’, Covas foi retomando sua rotina de trabalho gradativamente, alternando despachos administrativos com seus secretários, no quarto do sexto andar onde esteve desde sua internação, com caminhadas pelos corredores e fisioterapia.

A definição do tratamento complementar à cirurgia está condicionada aos resultados definitivos dos exames do material colhido durante a cirurgia que foi enviado aos Estados Unidos. ‘O oncologista Ricardo Brentani irá conversar com os especialistas americanos nos próximos dias’, informou Uip. A definição médica sobre o tratamento será posteriormente discutida com o governador e seus familiares.