Covas recbe comitiva da empresa de elevadores Otis

Guerra fiscal leva empresa a procurar Governo do Estado

seg, 08/05/2000 - 19h07 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas recebeu em audiência, nesta segunda-feira, dia 8, comitiva da empresa Elevadores Otis Ltda. A empresa, com 477 funcionários e situada no município de São Bernardo do Campo, Região do Grande ABC, está sendo convidada a sair de São Paulo, com ofertas de benefícios fiscais.
Por entender que a isenção fiscal é predatória, além de estar em desacordo com a lei, essa prática não faz parte da política do Governo de São Paulo. Portanto, o governador não acenou com nenhuma contraproposta. Porém, a conversa foi útil para que a empresa não tomasse uma decisão precipitada. “Se depender do Governo, se depender do Sindicato (dos Metalúrgicos do ABC), se depender da Otis, ela fica no Estado. Todos nós estamos interessados que a Otis fique, não vamos deixá-la ir embora”, afirmou Covas. “Precisamos encontrar modalidades, sem desviar para vantagens de natureza fiscal, pelas quais a gente possa resolver alguns problemas que tornam a produção da Otis desvantajosa diante dessa famigerada guerra fiscal”.
O governador observou que outras empresas que produzem o mesmo produto têm vantagens em sua origem que acabam repercutindo em São Paulo, “numa concorrência muito desleal”. Uma das possibilidades levantadas seria a redução do ICMS até o limite de 12%, permitido por lei. Covas lembrou que já reduziu para 12% o ICMS de quase todos os produtos da área de construção civil e também da indústria moveleira.
De acordo com o presidente da Otis Brasil, Ricardo Monté, há interesse por parte da empresa em continuar em São Paulo, porém, a concorrência está muito difícil. “Acreditamos que, trabalhando juntos, o Governo e nós, sem dúvida podemos alcançar uma coisa boa para a empresa e também para o Estado de São Paulo e para nossa gente”, disse.
Representantes da Otis vão se reunir nesta terça-feira, dia 9, com representantes da Secretaria Estadual da Fazenda para discutir algumas possibilidades que possam garantir à empresa um razoável grau de competição no mercado.

Renovação da Frota

Perguntado se concordava com a renovação da frota apenas para carros a álcool, o governador afirmou que quando se aceita apenas uma parte do acordo, acaba-se abrindo mão da luta inicial, que envolve todos os carros, sejam eles a álcool ou gasolina. “Acho que temos que continuar lutando por uma coisa que me parece razoável. Estava tão avançado esse negócio, já tinha sido discutido tantas vezes”.
O programa de Renovação da Frota visa tirar de circulação os automóveis com mais de 15 anos de uso, com a redução dos tributos do carro zero quilômetro para quem efetuar a troca. O acordo envolve Governo Federal, Governo do Estado, indústria automobilística e sindicatos.
Covas defendeu o programa de Renovação da Frota. “Eu acho um bom programa. Não é nenhuma novidade. Não foi um programa inventado por nós, outros lugares já fizeram. Se não fosse bom, ninguém teria imitado”, disse.
Sobre a demora na aprovação do programa, o governador afirmou que “em cada instante da vida, você tem que saber se a vertente principal é a financeira ou a econômica. Se você está mais preocupado com a receita tributária ou com a produção por causa do emprego. Eu não tenho dúvida nesse instante na minha escolha”.
Participaram da audiência o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da Central Única dos Trabalhadores, Luís Marinho; o presidente da Otis Brasil, Ricardo Monté; o vice-presidente, Flávio Matos; o diretor financeiro, Edmilson Ferreira Silva; o diretor jurídico, Candido José Prunes, e o gerente de Recursos Humanos, Osvaldo Rubino.