Covas prestigia posse da nova presidência do Tribunal de Contas do Estado

(Com foto)

qui, 27/01/2000 - 17h12 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas prestigiou nesta quinta-feira, dia 27, a posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, conselheiro Robson Marinho, do vice-presidente Cláudio Ferraz de Alvarenga, e do corregedor, Fúlvio Julião Biazzi. Mais de 300 pessoas, entre autoridades, parlamentares e políticos, compareceram à sede do TCE para a posse. Robson Marinho, o novo presidente, foi presidente da Assembléia Legislativa, secretário-chefe da Casa Civil no primeiro mandato de Covas, prefeito e vereador de São José dos Campos. Marinho substitui o conselheiro Eduardo Bittencourt Carvalho, que presidiu o Tribunal por um ano.
‘Comparecer a esta nobre casa traz em especial o respeito à esta instituição’, disse Covas. Segundo o governador, ‘Bom amigo não é aquele que atua com complacência. É aquele que critica’, salientando que o Tribunal é a morada dos amigos do povo, pois está associado ao Legislativo, e verifica como cada órgão público aplica o dinheiro arrecadado de impostos pagos pelo contribuinte. Covas parabenizou o novo presidente e elogiou o trabalho realizado pelo seu antecessor.
Robson Marinho destacou os principais papéis do Tribunal de Contas do Estado: coibir a malversação do patrimônio público, a improbidade administrativa e estabelecer um rigoroso controle dos orçamentos públicos, e concluiu: ‘O papel do Tribunal de Contas tem evoluído muito no País. Como na contenção das despesas com pessoal, causa constante de desperdícios de recursos que inviabilizam os investimentos em áreas de interesse público’.
O novo presidente do TCE disse ainda que dará seqüência às iniciativas de Bittencourt no que se refere ao controle de gastos da casa. ‘Vou desenvolver minhas atividades controlando com rigor os gastos públicos do Tribunal’, disse.Para Bittencourt, ‘Todos deram a demonstração cabal de que, no Brasil, o dinheiro público pode ser gasto com disciplina, contenção e eficiência’.
Também compareceram à cerimônia o vice-governador Geraldo Alckmin, o desembargador Márcio Martins Bonilha, presidente do Tribunal de Justiça; os ex-governadores José Maria Marin e Luiz Antonio Fleury Filho; o procurador-geral da Justiça, Luiz Antonio Marrey, a deputada federal Zulaiê Cobra Ribeiro, que representou o presidente da Câmara Federal o conselheiro Valter Abrão, presidente do Tribunal de Contas do Município; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo; o procurador-geral do Estado, Márcio Sotelo Felippe, quase todo o secretariado do Governo do Estado, além de conselheiros e outras autoridades.


2701tribunal250a.zip