Covas prestigia inauguração do novo prédio do Ministério Público

Governador destacou importância histórica da Batalha do Riachuelo

qui, 28/09/2000 - 19h54 | Do Portal do Governo


Governador destacou importância histórica da Batalha do Riachuelo

O governador Mário Covas participou no início da noite desta quinta-feira, dia 28, da cerimônia de inauguração da nova sede do Ministério Público, localizada no cruzamento da rua Riachuelo com a avenida Brigadeiro Luís Antônio. Covas lembrou a importância histórica da Batalha do Riachuelo, segundo ele, uma das mais importantes da nossa história e disse que “Ministério Público e sociedade devem espelhar-se e refletir-se.”
A nova sede do Ministério Público já abrigou no passado a Secretaria Estadual dos Recursos Hídricos e o Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE). O prédio tem cerca de 30 mil metros quadrados de área útil e na sua reforma o Ministério Público investiu R$ 11,5 milhões, incluindo a recuperação da fachada, pelo valor histórico.
O edifício vai comportar toda administração do Ministério, centros de apoio operacional da promotoria, todos os órgãos e conselhos superiores, órgão especial do Colégio de Procuradores, além de pequenos auditórios para cursos, treinamentos e palestras. O prédio dispõe de subsolo, gráfica, setor de serviços gerais e garagem subterrânea. No térreo, além de recepção e biblioteca estarão duas agências bancárias (uma da Nossa Caixa/Nosso Banco e outra do Banespa). Cerca de 40 salas deverão ocupar cada um dos seus 12 andares, incluindo copa e banheiros.
O procurador-geral de Justiça, José Geraldo Brito Filomeno, lembrou que está no Ministério há 28 anos. “Quando entrei, o órgão tinha apenas uma sala no Fórum João Mendes”. Ele conta que somente em 1991 o Ministério Público conseguiu sua primeira sede própria, localizada na Rua Líbero Badaró, no centro de São Paulo.
No entanto, o órgão cresceu muito em atribuições nos últimos anos, sobretudo depois da Constituição de 1988. Consequentemente aumentou o número de promotores e funcionários. “Estávamos ansiosos por uma nova sede, mais condigna e maior para podermos atender melhor à população.”, disse Filomeno.

Gláucia Basile/Gislene Lima