Covas prestigia cerimônias do Dia do Perdão judaico

Governador esteve nas sinagogas da Congregação Israelita Brasileira e no Clube A Hebraica

seg, 09/10/2000 - 19h31 | Do Portal do Governo


Governador esteve nas sinagogas da Congregação Israelita Brasileira e no Clube A Hebraica

O governador Mário Covas participou na tarde desta segunda-feira, dia 9, de duas celebrações do Yom Kippur o Dia do Perdão – considerado a data mais sagrada do calendário judaico e que ocorre dez dias após as comemorações do Rosh Hashaná (Ano Novo). Essa cerimônia é prestigiada pelo governador desde 1995.
Covas permaneceu por 30 minutos na celebração da Congregação Israelita Brasileira, onde foi recebido pelo presidente da entidade, Mario Adler, e pelo presidente da Federação Israelita do Estado, Natan Berger.
Na saída, Covas foi saudado pelo rabino Henry Sobel entre outras lideranças da comunidade judaica. Ele estava acompanhado do vice-governador, Geraldo Alckmin e do líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman (PSDB).
Na sequência, Covas foi para o Clube A Hebraica, onde foi recepcionado pelo secretário de Esportes e Turismo, Marcos Arbaitman, e pelo deputado federal Alberto Goldman. O presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Hélio Brobow, agradeceu a presença do governador, “Tradicionalmente somos prestigiados por receber nossos políticos neste dia, nas décadas de 30 e 40, isso não acontecia com nossos ancestrais”.
O governador diz ser um privilégio estar participando mais uma vez da cerimônia mais importante do calendário judaico e acrescentou que “se Deus nos fez à sua imagem e semelhança, ao conversarmos com a nossa consciência, estamos falando com Ele. Quando alguém ocupa uma posição como a minha, o ato do perdão e o exame de consciência são muito importantes”.
Para os judeus, essa data corresponde ao dia em que Moisés desceu com o segundo par de tábuas do Decálogo, consignando o perdão pelo pecado da adoração do “bezerro de ouro”. Durante 24 horas em jejum, o povo judaico ora e reflete sobre o ano que passou e pede perdão a Deus pelos maus atos praticados. No Brasil estima-se que vivam cerca de 150 mil judeus, dos quais, de 80 a 100 mil estão em São Paulo, o que corresponde a maior comunidade israelita do País e a segunda maior da América Latina.

Gláucia Basile