Covas passa bem e já caminha pelo corredor do Incor

Problemas ocorridos domingo, de distensão abdominal e congestão pulmonar, já foram contornados

seg, 27/11/2000 - 14h40 | Do Portal do Governo


Problemas ocorridos domingo, de distensão abdominal e congestão pulmonar já foram contornados

O governador Mário Covas mantém um quadro clínico estável com evolução satisfatória e dentro do esperado para o sexto dia de recuperação de uma cirurgia de grande porte. A reafirmação é do médico particular de Covas, o infectologista David Uip, que disse ter sido ontem, domingo, o dia mais desconfortável para o paciente devido a uma distensão abdominal e congestão pulmonar. As alterações foram corrigidas e à noite o governador já estava bem. A dieta sólida que havia sido suspensa para auxiliar na eliminação dos problemas, foi retomada, já na manhã desta segunda-feira, dia 27. Pela primeira vez, Covas caminhou pelo corredor do sexto andar do Incor. Voltou a ler os jornais e, no início da tarde, retomou o trabalho.

De acordo com Uip, Covas começou a apresentar desconforto decorrente de distensão abdominal e congestão pulmonar no início da tarde de domingo. A equipe médica acredita que os sintomas foram causadas pelo desvio dos líquidos que vêm sendo ministrados via oral ou endovenosa. Uip explicou que se o líquido não faz o caminho normal pelos vasos até chegar ao sangue pode ficar acumulado em algum local e causar problemas. ‘No caso do governador, o líquido ficou acumulado nas alças do intestino e na pleura, a base do pulmão. Mas, com medicação específica, as alterações foram corrigidas e à noite o governador já estava bem’, disse.

Ao deixar o quarto, momentos antes de falar com a imprensa, David Uip disse que o governador lia os jornais do dia e estava muito bem humorado. ‘Não sei se depois de saber as notícias ele vai continuar bem humorado’, brincou.

Em relação ao dia em que o governador terá alta, Uip voltou a dizer que não existe data marcada. ‘Repito que não estamos preocupados com a alta. O governador só vai deixar o hospital quando estiver em plenas condições para isso. E vocês vão saber quando o fato for, realmente, acontecer’, enfatizou.

Perguntado sobre os resultados dos exames anatomopatológicos que estão sendo realizados nos Estados Unidos, o médico particular do governador disse a equipe não está com pressa e que quando chegarem só serão divulgados no momento certo. ‘Primeiro vamos fazer uma teleconferência com os especialistas norte-americanos para chegarmos a um consenso. Feito isso, informaremos ao governador e aos seus familiares. Isso é ético, certo e é assim que tem que ser’, explicou.

A Assessoria de Imprensa do Incor divulgará novo boletim médico amanhã, terça-feira, dia 28, por volta do meio dia.