Covas participa do lançamento do mercado atacadista de energia

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 1º de setembro

sex, 01/09/2000 - 9h48 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sexta-feira, dia 1º de setembro

O governador Mário Covas e o ministro da Energia, Rodolpho Tourinho, participam nesta sexta-feira, dia 1º, às 11h30, do lançamento do Mercado Atacadista de Energia Elétrica (MAE), em São Paulo. Na ocasião, será assinado o primeiro contrato de compra e venda de energia nesse novo mercado entre a Companhia Energética de São Paulo (CESP) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).
O MAE foi criado em 1998 pelo Governo Federal, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O objetivo é dar condições para o desenvolvimento de um mercado livre de energia. Com as privatizações no setor, acabou-se a equalização tarifária e separou-se as atividades de comercialização e distribuição.
Agora, com o sistema totalmente interligado e o livre acesso à transmissão e distribuição todos os sistemas têm o uso comum garantido. As empresas, e futuramente até os consumidores residenciais, poderão comprar energia de qualquer transmissora e distribuidora o que vai estimular a concorrência e trazer vantagens como melhoria dos serviços, transparência na formação de preços e racionalização do uso da energia.

Data: Sexta-feira, dia 1º de setembro de 2000
Horário: 11h30
Local: Buffet Rosa Rosarum, Rua Francisco Leitão, nº 416
Presenças do secretário estadual de Energia, Mauro Arce; do presidente da Cesp, Guilherme Cirne de Toledo; e do presidente da Coelba, Bonifácio Alvarez de Paz