Covas participa da inauguração do maior Conjunto Temático de Esculturas de Areia de Praia do mundo

As esculturas de areia contam a história do País

sáb, 22/01/2000 - 19h09 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas inaugurou em São Vicente, juntamente com o prefeito da cidade, Márcio França, a primeira etapa do maior Conjunto Temático de Esculturas de Areia de Praia do mundo ‘Brasil 500 Anos em Esculturas’, que faz parte das comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil. As esculturas retratam episódios da história do País, como a libertação dos escravos, o grito da Independência, a chegada da família real, entre outros. Os trabalhos foram executados por dez escultores auxiliados por cerca de 50 ajudantes.
‘Este lugar vai ter uma freqüência de visitas extraordinária’, previu Covas, acrescentando que será ‘uma pena se o parque não tiver a divulgação na imprensa que merece’. Quanto às comemorações do V Centenário, o governador disse que não existe nenhuma disputa com a Bahia. ‘A gente disputa o amanhã e não o que aconteceu há 500 anos’. Segundo Covas, na Bahia aconteceu o descobrimento, mas foi em São Vicente que se teve em primeiro lugar uma vila, uma cidade, onde se instalou os poderes Legislativo e Judiciário, onde começou a luta de defesa pelo País. ‘Essa é uma história que tem de se recuperar’, completou.
Sobre a instalação da Capital em São Vicente por três dias, o governador destacou que o evento de abertura foi muito significativo, foi possível transmitir idéias e encontrar um público altamente receptivo. ‘Quem não estava lá dentro (no Ilha Porchat Clube) assistiu lá fora e recebeu a gente na saída com muito carinho’, observou. Ele lembrou também o encontro com os prefeitos da região, realizado ontem, dia 21, que tentou traduzir a necessidade da ligação permanente entre Governo do Estado e municípios. Elogiou ainda os eventos realizados no dia de hoje e convidou todos para assistir à encenação da chegada de Martim Afonso de Sousa, que acontecerá às 20h30 na Praia da Biquinha.
Lila Covas, presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, disse que em todos os atos de que participa pensa primeiramente nas crianças, por isso é muito importante que elas façam parte de todas as comemorações, principalmente visitando o parque das esculturas, que é uma aula de história. ‘Todos os eventos aqui foram singelos, corretos e dignos da população de São Vicente’.

300 esculturas

O conjunto escultural, localizado na Praia de Itararé, está assentado em uma base de sete mil metros quadrados e será composto por 300 esculturas em areia do mar, e deverá estar totalmente pronto em 22 de abril, quando será inaugurada sua segunda etapa. O parque poderá permanecer aberto à visitação pública por um ano. A coordenação do projeto é do escultor Cláudio Luiz Nogueirol.
Os núcleos temáticos das esculturas vão desde o descobrimento até o Brasil contemporâneo, passando pelas Bandeiras e Entradas, ciclos econômicos, os reinados e os tempos de República, entre outros. As visitas serão acompanhadas por monitores especialmente treinados.
O escultor Neandrus de Mello Cesar disse que o trabalho que eles estão fazendo é a retomada das esculturas em areia, que já foram muito populares na década de 1970. ‘Estamos trazendo um pouco mais de alegria aos olhos das pessoas’. Ele explicou que esse era um sonho antigo do escultor Nogueirol, que organizou e selecionou os profissionais para a execução do trabalho. O segredo da durabilidade das obras é o uso de areia, sal, 1% de cimento e a aplicação diária de um produto biodegradável para proteger contra a chuva e o sol.