Covas participa da entrega de uniformes escolares em Interlagos

Parceria entre a Abravest e secretaria de Educação já uniformizou 20 mil alunos da rede estadual

qua, 11/10/2000 - 15h15 | Do Portal do Governo


Parceria entre a Abravest e secretaria de Educação
já uniformizou 20 mil alunos da rede estadual

O governador Mário Covas e a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), Lila Covas, participou nesta quarta-feira, dia 11, da entrega oficial de 858 uniformes à Escola Estadual Amélia Moncon Ranponi, no Parque Sabará, região de Interlagos. A distribuição faz parte de uma parceria firmada entre a Associação Brasileira de Vestuário (Abravest), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e o Fussesp, que resultou no programa “Vista Uma Criança- Invista na Educação”. À tarde, a Abravest vai entregar mais 650 uniformes à na escola Ludovina Credidio Peixoto, no bairro Jardim Paulista.
Com o lote de hoje, a Abravest atinge a marca de 20.154 kits escolares doados ao longo destes três anos. Isso representa 181.386 peças ao custo de R$ 926.570,84. A associação já beneficiou 20 mil crianças da rede estadual de ensino.
Como forma de contribuir com uma causa social, o presidente da associação, Roberto Chadad, juntamente com outros empresários, resolveram doar uniformes às escolas da periferia da Capital e da Grande São Paulo. “O uniforme é uma questão de identificação e segurança. E a nossa intenção é valorizar a educação do aluno que se encontra na rede escolar estadual”, explica Chadad. Ele lembra que a idéia surgiu durante as transmissões das corridas de automobilismo, onde há a presença de muitos patrocinadores.
Muito aplaudido pelas cerca de 300 pessoas presentes, o governador destacou a colaboração da Abravest que vem ajudando os pais a economizarem com os gastos de roupas, já que as crianças ganham os uniformes. “O que vocês estão fazendo é um ato de consciência e que deve poupar a família”, disse Covas, observando que com os uniformes, as crianças ficam igualmente vestidas. “Dar agrada a quem dá e a quem recebe. É um ato de comunhão e solidariedade”, disse. O governador ainda brincou que na próxima visita espera encontrar os alunos vestidos com a camisa do time de futebol do Santos.
A secretária de Educação, Rose Neubauer, afirmou que esta iniciativa é uma oportunidade de se uniformizar a educação. “Representa uma economia às famílias e para a escola é uma forma de identificar os alunos, inclusive de afastá-los de outras pessoas que não fazem parte do grupo escolar”, advertiu.
Neubauer destacou as reformas feitas pelo governador no ensino estadual como a ampliação para cinco horas de aula ao dia, a construção de mais salas, a introdução do coordenador pedagógico em todas as escolas, e o a implantação de recuperação no ensino público.
A secretária elogiou a boa conservação do prédio escolar Amélia Roncon. Destacou o trabalho feito pelo corpo docente no ciclo básico, e o trabalho de recuperação que os professores vêm fazendo com as três horas extraordinária, além do horário de sala-de-aula.

Empresas de diversos ramos podem participar da campanha

Criada há 18 anos, a Abravest congrega 62 sindicatos do setor e abrange mais de 15.554 empresas distribuídas em todo país. A parceria com o Governo do Estado possibilitou ajudar 41 escolas, sendo a grande maioria instaladas na periferia e na Grande São Paulo. Empresas de diversos ramos podem participar da campanha, devendo ligar para (11) 3887- 4500.
O kit escolar é composto por um pulôver, duas camisetas, uma calça, duas cuecas ou calcinhas, dois pares de meias e um par de tênis. As calças são fabricadas pela Alpargatas-Santista Textil; as camisetas, cuecas e calcinhas, pela Hering; as meias pela Lupo; o pulôver, pela Paramount/Lânsul e os tênis pela Agepê.

Valéria Cintra