Covas participa da abertura da Fenasoft 2000

Feira transforma São Paulo na capital mundial da informática

seg, 24/07/2000 - 16h43 | Do Portal do Governo


Feira transforma São Paulo na capital mundial da informática

O governador Mário Covas participou nesta segunda-feira, dia 24, da abertura da 14ª edição da Fenasoft que se realiza até o dia 29, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Covas disse que no período em que o evento se realiza na cidade, São Paulo transforma-se na capital mundial da informática. Distribuído num espaço de 18 mil metros quadrados, a feira conta com 1.500 expositores, 800 estandes e espera receber 800 mil pessoas, número de visitantes considerado um recorde, segundo os organizadores de feiras do Anhembi. O movimento estimado em termos de negócios, segundo seus organizadores, é acima de R$ 2,5 milhões.

Ao lado do presidente da Fenasoft, Max Gonçalves, e do governador de Santa Catarina, Esperidião Amin, Covas lançou o carimbo comemorativo da Fenasoft 2000, descerrou a fita inaugural e visitou vários estandes.
O tema da feira este ano é: “Fenasoft Telemática 2000”. Cerca de 80% da feira está voltada para a área virtual, centralizada na Internet sem PC. Uma das novidades que chamou a atenção do governador foi o lançamento da geladeira com computador na porta.

“Todos são unânimes em afirmar que os computadores e a internet são a revolução deste nosso século”, disse Covas. “Podem modificar nossa maneira de pensar e aprender”. O governador ainda destacou que a revolução nessa área modificou o conceito de distância entre as pessoas. “As novas tecnologias desconhecem fronteiras”.

Covas também observou que o Brasil ingressa no novo milênio entre as dez economias do mundo. “E este é um segmento que vem crescendo 20% ao ano e gerou mais de 700 milhões de empregados”.

São Paulo teve 57% dos investimentos na área de informática nos últimos dez anos. Em termos de negócios, o governador afirmou que o evento é significativo para o Estado e para o País. “Há parceiros nesta área que estão bastante avançados, Santa Catarina por exemplo. Mas a presença aqui transforma a cidade na Capital mundial da informática. Nós vamos ter 800 mil visitantes previstos. No ano passado foram 650 mil, você sente o quanto a Fenasoft representa para São Paulo”.

Evolução na informática e desigualdade social

O contraste entre o avanço da informática e a desigualdade social no país foi observada pelo presidente da Fenasoft, Max Gonçalves. “Esta Fenasoft tem um gosto especial. É a Fenasof da modernidade que mostra que as ferramentas do mundo moderno servem para a sociedade. O Brasil na área de tecnologia já tem as ferramentas para ser um país moderno”. Gonçalves afirmou que o Brasil é moderno mas não é justo devido às diferenças sociais. E exemplificou que em Santa Catarina, onde o empresário deu início a sua carreira na área da informática, são desenvolvidos a medicina e o ensino à distância. “Santa Catarina é campeã no ensino à distância e por este método já formamos vários doutores. Este é o caminho para melhorar a sociedade”, apontou.