Covas lança operação de despoluição do Lago do Ibirapuera

Aviso de Pauta - Quarta-feira, dia 25 - Sabesp vai usar técnica de flotação para limpar Córrego do Sapateiro, principal formador do lago

ter, 24/10/2000 - 11h05 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Quarta-feira, dia 25 – Sabesp vai usar técnica de flotação para limpar Córrego do Sapateiro, principal formador do lago

Nesta quarta-feira, dia 25, às 15 horas, o governador Mário Covas dá início às operações da Estação de Modular de Flotação e Drenagem no Córrego do Sapateiro, principal formador do Lago do Ibirapuera. A estação foi criada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) como parte do programa de recuperação do lago, em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

O acordo prevê que a Sabesp, vinculada à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, construa e mantenha a estação de recuperação das águas do Córrego do Sapateiro. Já SVMA, ficará responsável pela limpeza superficial das águas e a remoção do depósito de lixo acumulado no fundo do lago.

Para despoluir o Lago do Ibirapuera, a Sabesp vai adotar a técnica de “flotação”, na qual a água sairá limpa e tratada da estação para entrar no lago. A medida vai possibilitar, progressivamente, que a água seja trocada e oxigenada, permitindo o desenvolvimento de peixes no local.

O sistema utiliza a adição de produtos químicos que provocam a aglutinação de partículas poluentes. Posteriormente, com a injeção de oxigênio, as micro-bolhas farão com que o lodo gerado se eleve para a superfície, sendo dragado na sequência. A despoluição do lago vai exigir investimentos de R$ 1,5 milhão e está prevista para terminar em seis meses. O Parque do Ibirapuera completou 72 anos no último dia 21.

Data: Quarta-feira, 25 de outubro de 2000
Horário: 15 horas
Local: Parque do Ibirapuera, Portão III
Presença do secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Antonio Carlos Mendes Thame