Covas lança Fundo de Aval para pequenas e médias empresas

Aviso de Pauta - Sexta-feira, dia 17

qui, 16/11/2000 - 16h18 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sexta-feira, dia 17 – Agricultura também será beneficiada com fundo de aval próprio

O governador Mário Covas assina convênio, nesta sexta-feira, dia 17, às 15 horas, entre o Governo do Estado e o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), que viabiliza as operações do Fundo de Aval para micro, pequenas e médias empresas em todo o Estado de São Paulo. O Fundo visa conceder 80% de garantia ao valor financiado pelos empresários para créditos obtidos junto ao próprio Governo do Estado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Nossa Caixa/Nosso Banco. Os demais 20% serão garantidos pelo próprio empresário na concessão do empréstimo.
O Fundo de Aval do Estado (FDA) será operado em conjunto com o Fundo de Aval do Sebrae (Fampe), e vai beneficiar as pequenas e médias empresas da indústria e do setor de serviços cujas receitas brutas anuais não ultrapassem R$ 35 milhões. O convênio com o Sebrae viabilizará o acesso das empresas a financiamentos com baixas taxas de juros, fator essencial para que possam se modernizar, promover inovação tecnológica em seus produtos e desenvolver competitividade. Na mesma cerimônia, também está sendo estabelecido o Fundo de Aval para Agricultores Familiares, beneficiando o pequeno produtor com juros de até 8,75% ao ano.
Os critérios para concessão de garantias serão regulados conjuntamente pelo Governo do Estado, SEBRAE e FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), levando em conta a modernização das linhas de empresa, o estímulo à competitividade, o crescimento das exportações e a inovação tecnológica.

Data: Sexta-feira, dia 17 de novembro de 2000
Horário: 15 horas
Local: Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes

Presenças dos secretários de Ciência, Tecnologia
Desenvolvimento Econômico, José Aníbal; da Agricultura e Abastecimento, João Carlos Meirelles; do diretor-presidente da Nossa Caixa/Nosso Banco, Geraldo
Gardenalli; do diretor presidente do Sebrae Nacional, Júlio Sérgio de Maya Pedrosa Moreira; do diretor
superintendente do Sebrae-SP, Fernando Leça, e de representantes do BNDES, Fiesp, entidades de classe, prefeitos e empresários.