Covas inspeciona obras do Alto Tietê e do Hospital da Vila Alpina

Vistoria aérea incluiu quatro obras na Capital e Região Metropolitana

seg, 06/11/2000 - 18h44 | Do Portal do Governo

Vistoria aérea incluiu quatro obras na Capital e Região Metropolitana

O governador Mário Covas dedicou parte da tarde desta segunda-feira, dia 6, à vistoria de obras de controle de enchentes e de abastecimento de água na região do Alto Tietê. Sobrevoou parte dos 27 quilômetros das obras de canalização do rio Cabuçu de Cima e das barragens dos rios Biritiba e Paraitinga. Antes de retornar ao Palácio dos Bandeirantes, pode ver o ritmo de construção do Hospital Vila Alpina, um dos 14 hospitais da Região Metropolitana que teve suas obras retomadas pela sua administração. Onze deles já foram entregues à população: Itaim Paulista, Pedreira, Grajaú, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Itapevi, Pirajussara e Diadema, além do de Sumaré.

Covas saiu do Palácio dos Bandeirantes por volta das 15 horas. Sem um roteiro previamente anunciado, a exemplo do que realizara na última sexta-feira, dia 3, quando sobrevoou 14 obras rodoviárias em oito horas, o governador seguiu direto para a barragem de Paraitinga, em Salesópolis. Nesse ponto, Covas fez a única parada do roteiro. De lá, seguiu para a barragem do Rio Biritiba, na divisa dos municípios de Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes. Juntas, as duas barragens representam investimentos da ordem de R$ 42 milhões, sendo parte dos recursos financiados pelo governo japonês. Covas sobrevoou também as obras de canalização do rio Cabuçu de Cima, onde estão em fase de conclusão os trechos dois, entre a Rodovia Fernão Dias e a foz do rio Piqueri, e três, entre a foz do Piqueri e a ponte Três Cruzes. O primeiro trecho, entre a foz do rio Tietê e a Fernão Dias já foi entregue.

A vistoria desta tarde terminou com um sobrevôo pelas obras do hospital da Vila Alpina, retomadas em março deste ano e que deverão estar concluídas em 2002. Construído em uma área de 15,5 mil metros quadrados, o novo hospital terá seis pavimentos que abrigarão 278 leitos, com atendimento em quatro modalidades básicas e internação e emergência: clínica médica, cirúrgica, gineco-obstetrícia e pediatria, além de leitos de neonatologia, psiquiatria e UTI. Nas obras dos 11 hospitais já entregues, o Governo do Estado investiu R$ 238,5 milhões, acrescentando 4.500 leitos ao sistema de saúde.

Covas retornou ao Palácio dos Bandeirantes às 17 horas.