Covas inaugura unidade do Qualis no Jardim Jordanópolis, Zona Sul da Capital

Até o final de outubro, outras sete unidades serão entregues

qua, 27/09/2000 - 15h17 | Do Portal do Governo

A unidade do Qualis do Jardim Jordanópolis que o governador Mário Covas inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 27, vai atender 15 mil moradores da Zona Sul, na Capital, beneficiando três mil famílias da região. O Médico de Família, como é conhecido o Programa, resgata o contato direto da população com agentes comunitários de saúde capacitados para atuar na prevenção, cura e reabilitação.

Durante a inauguração, Covas disse que Qualis significa qualidade de saúde e explicou que este programa leva o médico para dentro das casas. “Cada família tem a sua vida acompanhada permanentemente por uma equipe médica. Uma vez por mês cada casa é visitada pelos agentes comunitários”.

O governador lembrou que, com as inaugurações de hoje, um total de 182 equipes passam a atender na Capital, sendo que cada uma assisti mil famílias. Das dez milhões de pessoas que moram na Capital, 535 mil recebem assistência integral do Qualis. Pesquisas feitas com os usuários apontaram que 93% das pessoas aprovam o trabalho que é oferecido pelo Qualis.

Covas fez um balanço do que o Estado vem oferecendo na área da saúde durante a sua gestão. “Dos 14 esqueletos de hospitais encontrados abandonados por administrações anteriores e assumidos nesta gestão já foram entregues as unidades do Itaim Paulista, Pedreira, Grajaú, Pirajussara, Itapecerica da Serra, Carapicuíba e Itaquaquecetuba e Hospital de Guarulhos, Itapevi e Sumaré. Destes, o hospital de Diadema já está com suas obras quase concluídas e deve ser inaugurado em breve. Outros três estão em fase de construção (Vila Alpina, Sapopemba e Santo André), com as obras retomadas no primeiro semestre deste ano deverão ser entregues até o final de 2002”.

Nestes cinco anos o Governo dobrou o número de leitos hospitalares no Estado. Até o final da atual gestão estarão em funcionamento 5.368 novos leitos hospitalares. Essa quantidade é o dobro do que foi criado nos quatro governos anteriores.

Jordanópolis

Para montar a unidade “Sul Unisa” do Qualis de Jardinópolis foram gastos R$ 15.980,00 na reforma do imóvel e R$ 43.529,33 para aquisição de equipamentos. O atendimento será feito por três equipes formadas por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares gerais e administrativos. A gestão ficará a cargo da Universidade de Santo Amaro, que também administra a unidade de Vargem Grande Paulista, inaugurada no último dia 24 e também o hospital do Grajaú.

O programa funciona com a atuação dos agentes comunitários que percorrem os bairros visitando diretamente as pessoas em suas casas. Com unidades funcionando nas regiões carentes da cidade, este programa diminuiu as idas aos hospitais e a espera por atendimento. Além disso, como tem a filosofia do tratamento preventivo, vem funcionando de forma comprovada na melhoria das condições de saúde da população.

Segundo o secretário estadual de Saúde, José Guedes, esta é a 35ª unidade entregue pelo atual governo na Capital. Até o final de outubro, mais sete unidades serão inauguradas. “A meta é chegar a dois milhões de pessoas participantes do programa até 2001”.

O Qualis foi implantado na cidade de São Paulo e na Região Metropolitana pelo governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde e a Casa de Saúde Santa Marcelina, em abril de 1996, no bairro de Itaquera, Zona Leste. Em novembro de 1997, o programa foi expandido para as Zonas Norte (Vila Nova Cachoeirinha) e Sudeste (Parque São Lucas e Sapopemba), por meio de parceria com a Fundação Zerbini.

No Interior foi criado o Programa de Saúde da Família, implantado em parceria com os municípios, que começou a funcionar em meados de 1996 nas cidades de Assis e Piraju, região Oeste do Estado. Até hoje, 236 municípios já participam do programa, envolvendo um total de 280 equipes e 3.078 agentes comunitários de saúde, números que até 2002 deverão subir para 877 equipes.

Parto normal

O Qualis também desenvolve ações em defesa do parto normal e humanizado. Um exemplo disso é a Casa do Parto Humanizado, mantida pelo programa em Vila Iguaçu, na Capital. Em atividade desde 1998, a casa já realizou mais de 400 partos normais. Sua administração está a cargo da Fundação Zerbini. Existe ainda um acordo de cooperação com a Agência de Cooperação do Governo do Japão para a formação de enfermeiras obstetrizes. Na Zona Sudeste, já teve início um trabalho para a formação de profissionais para a preservação da gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids, com apoio da Fundação Elton John.

Covas também inaugura nesta quarta-feira a unidade do Qualis da Vila Terezina, no bairro de Vila Brasilânida, Zona Norte da Capital. Está unidade terá o primeiro programa de autogestão para administração do programa e vai beneficiar outras 20 mil pessoas. O governador também entrega a rede de distribuição de água do Jardim Paraíso, no bairro de Perus, Zona Norte. Os 12,5 qilômetros de rede de água implantados e as duas mil novas ligações domiciliares, estão beneficiando 10 mil moradores da região.