Covas inaugura unidade do Qualis no bairro de Parelheiros

nd

dom, 24/09/2000 - 13h16 | Do Portal do Governo


Mais de 1.000 pessoas estiveram presentes neste domingo, dia 24, na inauguração da unidade “Vargem Grande” do Qualis (Programa de Saúde da Família), realizada pelo governador Mário Covas, no bairro de Parelheiros, Zona Sul da Capital. Com esta entrega sobe para 500 mil o número de beneficiados pelo Programa na Capital e Grande São Paulo. Atendendo os pedidos dos moradores, Covas também garantiu que irá instalar uma base de policiamento comunitário no bairro.

Durante a cerimônia, o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, disse que até o ano 2001, o Governo Estadual pretende chegar a marca de dois milhões de pessoas assistidas pelo Programa. A unidade ‘Vargem Grande’ irá atender 26 mil pessoas na região e funcionará em parceria entre o Governo do Estado e a Universidade de Santo Amaro.

O Qualis de Parelheiros conta com seis equipes formadas por médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e auxiliares gerais. No total são 50 profissionais envolvidos no atendimento domiciliar e nas unidades de saúde, promovendo ações de prevenção de doenças, diagnóstico precoce, recuperação e reabilitação.

O Qualis já chegou a mais de 230 municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo. Nesse trabalho estão envolvidas 280 equipes e 3.078 agentes comunitários de saúde. Até o ano de 2002 estima-se que 877 equipes estejam trabalhando no Qualis. As experiências pioneiras foram desenvolvidas positivamente nos municípios de Amparo, Assis, Angatuba, Juquiá e Santa Fé do Sul.

O Programa de Saúde da Família também trabalha em defesa do parto normal e humanizado e mantém a Casa de Parto Humanizado, em Vila Iguaçu. Em atividade desde setembro de 1998, a Casa já realizou mais de 400 partos normais. Sua administração também está a cargo da Fundação Zerbini. Existe ainda um acordo com a Agência de Cooperação do Governo do Japão para a formação de enfermeiras obstetrizes. Na Zona Sudeste, já teve início um trabalho de formação profissional para prevenção da gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids, com apoio da Fundação Elton John.

Outro desafio do Qualis está na obtenção de um maior controle das doenças crônicas e redução das internações evitáveis, assim como a implantação de atividades de vigilância sanitária e epidemiológica.

Para viabilizar a implantação do Programa de Saúde da Família, a Secretaria de Saúde também criou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, um sistema de capacitação e especialização de profissionais direcionados a esse serviço. A iniciativa deveu-se à necessidade de adequação dos profissionais ligados ao programa que, ao contrário de ter a visão curativista, ponto central dos ensinamentos a médicos e enfermeiros em todas as universidades dos país, devem ter capacidade para realizar atendimento integral às pessoas desde a prevenção da doença até sua cura e reabilitação.

A capacitação do pessoal vem sendo feita pelas Faculdades de Medicina, Enfermagem e Saúde Pública do Estado, localizadas nos cinco pólos regionais, organizados pela Secretaria de Saúde, em parceria com as prefeituras.

Para a implantação do Qualis na Região Sudoeste, o Governo do Estado está investindo cerca de R$ 6,2 milhões até o fim deste ano. No mesmo período, o Ministério da Saúde está contribuindo com outros R$ 4,5 milhões. O Programa conta ainda com apoio dos municípios, que normalmente são responsáveis pela infra-estrutura para a criação das Unidades de Saúde.

Gláucia Basile / Valéria Cintra / Rogério Vaquero