Covas inaugura Unidade do Qualis na Zona Leste

33º posto irá beneficiar 18 mil moradores

sex, 30/06/2000 - 18h56 | Do Portal do Governo

Programa já atende cerca de 400 mil pessoas na Capital

O governador Mário Covas inaugurou nesta sexta-feira, dia 30, a 33ª unidade do Qualis. O bairro de Parque Cruzeiro do Sul, na Zona Leste da Capital, com cerca de 18 mil moradores, foi a localidade favorecida pelo Programa de Saúde da Família (PSF). Significa dizer que o Qualis dará atendimento a cerca de 4.300 famílias, com sua dinâmica de assistência integral de saúde, dando ênfase aos trabalhos preventivos.
A Unidade de Vila Santa Inês, à rua Frei Fidélis Mota, 1001, conta com a parceria das irmãs da Casa de Saúde Santa Marcelina e do líder comunitário, Padre Ticão. A equipe de profissionais é composta por 43 funcionários, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Eles serão responsáveis pelas visitas às famílias e por ações preventivas, diagnósticos precoces, recuperação e reabilitação.
O governador Mário Covas, ao discursar, enfatizou a proposta preventiva do programa, que vai à casa do cidadão, e enalteceu a tarefa de articulação vitoriosa do Padre Ticão, líder comunitário local. “Essa é uma conquista social e espero que a comunidade se dedique ao programa, garantindo qualidade de vida a todos”, disse. Suas palavras, avalizadas pela irmã Teresa Lorenzoni, diretora da Casa de Saúde Santa Marcelina e por Padre Ticão foram, em seguida, abençoadas em oração.
O Programa Saúde da Família foi criado pelo Governo Covas em 1996, destinado à população carente e, hoje, apresenta um índice de 90% de aprovação de seus usuários, segundo o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes.
A Secretaria Estadual da Saúde, em parceria com prefeituras, monitora regularmente a formação do pessoal selecionado, com o auxílio da Faculdade de Medicina, Enfermagem e Saúde Pública do Estado.
De um universo de 645 municípios, mais de 200 são beneficiados com o sistema Qualis. Estão sendo formadas 237 equipes, totalizando 2,8 mil agentes comunitários, espalhados por 209 cidades do Interior e da Grande São Paulo.
Estiveram presentes o vice-governador Geraldo Alckmin, o secretário-chefe da Casa Civil, João Caramez, a coordenadora municipal do Qualis, Rosa Maria Barros dos Santos e demais lideranças locais.