Covas inaugura showroom do Rodoanel

A entrega das obras do trecho Oeste do Rodoanael está prevista para o primeiro semestre de 2001

qui, 03/08/2000 - 16h32 | Do Portal do Governo


A entrega das obras do trecho Oeste do Rodoanael está prevista para o primeiro semestre de 2001

O governador Mário Covas anunciou nesta quinta-feira, dia 3, que vai buscar recursos junto ao BNDES para concluir a primeira etapa das obras do Rodoanel. O acordo para a construção do anel viário envolve o Governo do Estado, que entra com 50% dos recursos totais de R$ 876 milhões (referentes apenas ao trecho Oeste), a União, com 25%, e a prefeitura, com os outros 25%, mas que ainda não cumpriu com sua parte. Covas fez o anúncio durante a inauguração do Espaço Rodoanel, showroom localizado no km 19 da Raposo Tavares, composto por painéis fotográficos, que mostram a evolução das obras do Trecho Oeste; uma enorme maquete com os 19 municípios que serão circundados pelo Rodoanel; e um vídeo demonstrativo sobre a importância da obra. A partir de hoje, o espaço ficará aberto diariamente das 8h30 às 17h30 para que todos possam tomar conhecimento desta que é considerada, segundo o governador, “a obra mais importante do Brasil”.
Covas sobrevoou parte do trecho Oeste, da Régis Bittencourt até a Raposo Tavares. Desde o início da obra, em outubro de 1998, o Governo do Estado já investiu R$ 197 milhões. A previsão de término dessa fase é para o primeiro semestre de 2001. Para a conclusão dos outros trechos: Norte, Sul e Leste, está em processo de estudo a participação da iniciativa privada.
“Esta obra é a mais importante do Brasil. Não é a mais importante para São Paulo, nem para a Região Metropolitana, nem para o Estado. É a mais importante para o Brasil”, disse Covas. Um caminhão que sair do Rio Grande do Sul e for até Belém do Pará, ao passar por São Paulo, não terá que entrar na cidade, o que representa uma economia de tempo e combustível, perdidos pelos motoristas nos congestionamentos.
O governador criticou o fato de a Prefeitura de São Paulo não estar honrando o compromisso na construção do Rodoanel. “Esta obra interessa à área federal e sobretudo à área municipal de São Paulo. O mais dramático é que na área municipal, embora o prefeito tenha assinado o compromisso, até hoje não botou um tostão na obra. O prefeito diz que esta obra não tem a importância que se diz ter”.
Orgulhoso pela grandiosidade e pelos inúmeros benefícios que o anel viário irá trazer ao Estado, o governador disse sentir-se privilegiado em presenciar a conclusão de três importantes obras em sua gestão: a Usina Sérgio Motta (Porto Primavera); a ponte Rodoferroviária; e a construção do Rodoanel.
A obra final do Rodoanel está orçada em R$ 3,2 bilhões. O governador comparou este montante ao da dívida paga ao governo federal, deixada pelos seus antecessores, que soma R$ 17 milhões. “Já paguei seis rodoanéis”, disse.

Solução para diminuir congestionamentos

Apontada como a principal solução para diminuir os enormes congestionamentos na Região Metropolitana de São Paulo, o Rodoanel vai interligar as 10 principais rodovias que chegam a São Paulo – Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Dutra, Ayrton Senna e Fernão Dias. Facilitará também o acesso ao Porto de Santos e o tráfego de passagem a São Paulo.
O Anel de Integração Metropolitana será uma via expressa com 162 quilômetros de extensão e duas pistas de 3 a 4 faixas de rolamento por sentido, a uma distância média de 20 a 40 quilômetros do centro de São Paulo. Sua construção está dividida em quatro trechos: Norte, Sul, Leste e Oeste.

Trecho Oeste

O trecho Oeste possui 32 quilômetros de extensão, com duas pistas, sendo quatro de rolamento por pista, mais acostamento. Terá 14 viadutos, quatro pontes, dois piscinões e três túneis – o primeiro entre Cotia e Embu, próximo à Régis Bittencourt; o segundo em Barueri, entre Alphaville/Támboré; e o terceiro em São Paulo, na Via Anhanguera, próximo à Fazenda Ithayê.
Essa obra vai interligar as rodovias Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhanguera, Bandeirantes e a avenida Raymundo Pereira de Magalhães. Vai beneficiar diretamente os municípios de Embu, Cotia, Osasco Carapicuíba e Santana do Parnaíba, e indiretamente todos os municípios a Oeste da Região Metropolitana.

Educação e Segurança

Por conta da construção do Rodoanel, o Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa)criou o Programa de Educação Para Segurança que tem como objetivo abranger a questão da segurança em rodovias, nas ruas e canteiros de obras. As crianças de escolas públicas dos municípios abrangidos pelo anel viário visitam o showroom do Rodoanel para saber como irá funcionar. “A idéia é orientá-las e, por meio delas, atingir os adultos no exercício da cidadania e também no cuidado que devem ter no trânsito, pois o índice de atropelamento na sombra das passarelas é muito grande”, disse o educador social da Dersa, Plínio Camillo.