Covas inaugura nova unidade do Qualis na Zona Leste

Programa Médico da Família já atende mais de meio milhão de pessoas na Capital

sáb, 28/10/2000 - 17h02 | Do Portal do Governo


Programa Médico de Família já atende
mais de meio milhão de pessoas na Capital

“O Qualis – Programa Médico de Família – atende hoje só na Capital, mais de 500 mil pessoas, com suas 143 equipes que atendem a população em suas próprias casas”, disse o governador Mário Covas ao inaugurar neste sábado, dia 28, uma nova unidade do programa, em Vila Curuçá, Zona Leste da Capital. A meta do Programa Médico de Família é prestar atendimento para 2 milhões de habitantes.

Muito aplaudido pelas centenas de pessoas que participaram da solenidade, Covas destacou que a unidade vai atender 160 mil pessoas, com a atuação de 23 equipes que incluem médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. “Com o Qualis, não é mais o doente que vai ao médico, é o médico que vai até o paciente”, afirmou o governador, acrescentando que a questão da saúde, para o governo paulista, é tão importante quanto a questão do emprego. Atendendo a uma reivindicação da população, Covas se comprometeu a autorizar repasse de R$ 25 mil para a construção de um núcleo da terceira idade.

Para o vice-governador Geraldo Alckmin ‘este é o melhor programa de saúde do Brasil porque trata não apenas quem está doente, mas também atua na prevenção, promovendo a saúde da população’. Já o ministro José Serra atribui ao Governo Mário Covas, o fato do Qualis ter se espalhado por todo o País, já que se espelhou na experiência de São Paulo para levar o programa para outras regiões. As prioridades do programa se concentram no atendimento a gestantes, crianças com menos de um ano, idosos, ginecologia, pessoas com diabetes, hipertensão e prevenção ao câncer.

A implantação do Programa de Saúde da Família foi viabilizada pela Secretaria Estadual de Saúde por meio da criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde, um sistema que capacita e especializa os profissionais que prestam o atendimento. O treinamento dos agentes vem sendo realizado por faculdades de Medicina, Enfermagem e Saúde Pública do Estado, localizadas nos cinco pólos regionais organizados pela Secretaria de Saúde em parceria com as prefeituras.
Ainda neste sábado, o Governo do Estado inaugurou outra unidade do Qualis na Zona Leste, no bairro de Itaim Paulista.

Cíntia Cury / Takao Miyagui