Covas inaugura Fórum e entrega ambulância-UTI em Campinas

Governo Covas já entregou 558 ambulâncias em todo o Estado

qua, 17/05/2000 - 13h48 | Do Portal do Governo

A partir de agora, cerca de 250 mil moradores de Campinas, passam a contar com um sistema processual mais ágil e os mais de 900 pacientes do hospital da Universidade Estadual de Campinas, com uma ambulância de primeiro mundo. O governador Mário Covas está entregando nesta quinta-feira, dia 18, à população campineira a nova sede do novo Fórum Regional, de Vila Mimosa, região entre as rodovias Anhanguera e Bandeirantes, e uma ambulância UTI para a Unicamp.
A unidade de Campinas é o 18º fórum entregue pelo Governo Covas, através da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, com o objetivo de aprimorar os serviços judiciais. Com 2.774,98 m² de área e instalações apropriadas atendimento adequado às pessoas portadoras de deficiência, a nova sede abriga sete varas, com seus respectivos cartórios, e o juizado de pequenas causas. A obra que teve investimentos de R$ 1,34 milhões, integralmente pagos pelo Tesouro do Estado, também possui sala para membros da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público.
A ambulância entregue pelo governador pertence ao grupo das chamadas Unidades de Apoio à Vida porque se destina ao transporte inter-hospitalar de doentes em estado grave. Esse tipo de transporte acontece quando a unidade que está fazendo o atendimento não possui equipamentos ou instalações especializadas e essenciais para o tratamento emergencial.
As ambulâncias UTI, totalmente equipadas para manter o paciente com vida até chegar a um hospital mais adequado, custam R$ 97 mil, sendo 60% dos recursos do Ministério da Saúde e os 40% restantes da Secretaria Estadual da Saúde.
Com a entrega de hoje, o Governo Covas completa um total de 558 ambulâncias UTI entregues a municípios de todo o Estado. Até o final deste ano, serão repassadas mais 60 unidades desses veículos especiais equipados com respirador, aspirador cirúrgico, bomba de infusão, prancha, monitor cardíaco, ressuscitador pulmonar, além dos aparelhos comuns de ambulâncias.
Entre outros investimentos que o Governo Mário Covas está fazendo na região de Campinas está o Hospital Geral de Sumaré que contará com 270 leitos distribuídos em sete pavimentos. Além do pronto-socorro, o hospital de Sumaré terá Ambulatórios, Unidade para Queimados, Centro Cirúrgico e Obstétrico, UTI, Internação, Laboratório de Análises Clínicas, Radiologia com quatro salas de diagnóstico, uma sala de mamografia, uma sala de ultrassonografia, ecografia, hemoterapia, exames cardiológicos como teste ergométrico e holter, endoscopia e serviços de apoio.
Desde o início da gestão Mário Covas, em 1995, o Governo do Estado retomou 13 grandes hospitais que tiveram suas obras paralisadas nas gestões anteriores. Oito deles já foram inaugurados. No Hospital de Sumaré os trabalhos foram retomados em dezembro de 1997 e devem estar concluídos em julho próximo.