Covas inaugura duas unidades do Qualis na Zona Leste da Capital

Aviso de Pauta - Sábado, dia 28

sex, 27/10/2000 - 17h10 | Do Portal do Governo

Aviso de Pauta – Sábado, dia 28

O governador Mário Covas entrega neste sábado, dia 28, mais duas unidades do Qualis (Programa de Saúde da Família). Desta vez os bairros beneficiados serão Vila Curuçá, em São Miguel Paulista e Santa Luzia/Jardim Miriam, no Itaim Paulista, ambos na Zona Leste da Capital.
O Qualis Vila Curuçá terá capacidade de atender 20 mil pessoas da região, mobilizando cinco equipes multiprofissionais. Cada equipe é composta por médico, enfermeira, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares administrativos e auxiliares de serviços gerais. Já a Unidade Santa Luzia/Jardim Miriam poderá atender 12 mil pessoas da localidade por meio do trabalho de três equipes do programa.
Para construir as duas sedes, o Governo do Estado investiu, respectivamente, R$ 47,2 mil e R$ 36,3 mil. As novas unidades serão administradas pela Casa de Saúde Santa Marcelina, pioneira na parceira do Governo neste programa.
Lançado pelo Governo do Estado em 1996, o Qualis objetiva atender a população mais carente de São Paulo com atenção voltada especialmente à prevenção e não apenas à cura das doenças. O Programa resgata o médico de família com as equipes percorrendo os bairros e visitando as pessoas em suas casas, medida importante sobretudo para a população da terceira idade.
Antes da implantação de cada unidade, a equipe do Qualis desenvolve um estudo epidemiológico para identificar doenças características da região e assim, poder traçar um atendimento adequado à população.

13h30 – São Miguel Paulista, Zona Leste da Capital
Inauguração da Unidade Vila Curuça
Local: Rua Pedro Meira, nº 1 – Vila Curuça

15 horas – Itaim Paulista – Zona Leste da Capital
Inauguração da Unidade Jardim Santa Luzia/Jardim Miriam
Local: Rua Vinte de Novembro, nº 3 – Jardim Miriam