Covas inaugura Centro de Atendimento à Saúde da Mulher do Sistema Penitenciário

O Centro irá atender as mulheres presidiárias de todo o Estado de São Paulo

seg, 16/10/2000 - 18h56 | Do Portal do Governo


O Centro irá atender as mulheres presidiárias de todo o Estado de São Paulo

O governador Mário Covas inaugurou nesta segunda-feira, dia 16, o Centro de Atendimento à Saúde da Mulher do Sistema Penitenciário. O novo centro é equipado com 48 leitos, distribuídos entre oito enfermarias cirúrgicas, oito enfermarias de isolamento e 32 enfermarias clínicas, e será referência do ‘Programa de Atenção à Saúde da População Feminina Presa’, que tem o atendimento básico feito pelo SUS.
A obra custou R$ 600 mil ao Estado e oferece ainda cinco consultórios médicos, uma sala de raios X, um consultório dentário, uma sala de parto e pré parto e uma sala equipada para pequenas cirurgias, além de cozinha e lavanderia. Com capacidade para 336 internações mensais, e permanência prevista para até sete dias, o centro de saúde irá atender as mais de cinco mil detentas do Estado de São Paulo.
“Esta cerimônia me emociona por ser uma obra para a mulher. Me toca significativamente estar atendendo a mulher reeducanda, que nós queremos ver inseridas na sociedade novamente, fazendo uso de sua liberdade”, disse o governador.
“Até abril deste ano, a mãe detenta era separada de seu filho recém nascido. Agora, existe uma creche no presídio para que não sejam separados mãe e filho”, afirmou o secretário-adjunto da Administração Penitenciária, Mário Jordão Toledo Leme, e acrescentou que esse centro “poderá sanar o problema de atendimento das cinco mil e duzentas presas do Estado de São Paulo.”

Gláucia Basile