Covas garante transparência para investigação de tortura

nd

qua, 23/08/2000 - 19h18 | Do Portal do Governo

Representante das Nações Unidas foi recebido pelo governador e quatro secretários

O governador Mário Covas recebeu nesta quarta-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, o relator especial da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas para a questão da tortura, Nigel Rodley, que está no País para elaborar um relatório sobre a prática de tortura nos estabelecimentos penais brasileiros. Rodley vai visitar vários Estados, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará.
Segundo o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, Edson Vismona, o governador colocou à disposição todos os órgãos e secretarias do Estado para a visita do representante da ONU, assim como informações que possam ajudar na elaboração do relatório. “O governador apresentou as ações do Governo no combate à violência e disse que tudo é tratado com transparência”, relatou Vismona. O secretário informou que mais de mil funcionários já foram afastados de suas funções desde o primeiro mandato de Covas por causa de denúncias de violência, seja em cadeias, delegacias, penitenciárias ou na Febem. “Temos de combater a tortura”, enfatizou.
Nigel Rodley disse que seu relatório será divulgado somente após ser traduzido para seis línguas oficiais da ONU e que isso pode demorar até quatro meses depois que ele deixar o Brasil, em 12 de setembro. Participaram também da reunião os secretários Marco Vinicio Petrelluzzi, da Segurança Pública, Nagashi Furukawa, da Administração Penitenciária, e Edsom Ortega, de Assistência e Desenvolvimento Social.