Covas faz fisioterapia e já inicia dieta sólida

nd

sáb, 25/11/2000 - 14h07 | Do Portal do Governo


‘Entramos num vôo de cruzeiro’. A expressão foi usada pelo urologista Sami Arap, médico da equipe que atende o governador Mário Covas, no Instituto do Coração, para definir o quadro clínico estável do paciente. Pela manhã, Covas fez exercícios fisioterápicos e já iniciou uma nova dieta, podendo ingerir alimentos sólidos.

A alteração do batimento cardíaco, considerada normal em pós-operatórios de cirurgias de grande porte, reapareceu por volta das 6 horas da manhã deste sábado, dia 25, tendo sido normalizada com medicamentos específicos. Às 8 horas, o resultado do eletrocardiograma já revelava a completa normalização do quadro, dispensando-se a medicação continuada.

Arap contou que Covas está muito bem-humorado depois de dormir bem a noite toda e que já está sendo liberado para receber alimentação sólida. ‘Ele vai comer alguma coisa como batatas cozidas para, paulatinamente, ir recebendo outros tipos de alimento, até chegar no pastel’, brincou. Além da fisioterapia, Covas já anda pelo quarto, lê as notícias do dia e dedica parte do tempo ao relatório de acompanhamento de obras de seu Governo, que ele solicitou ontem.

Segundo o urologista, se a recuperação do governador continuar evoluindo positivamente como vem ocorrendo até o momento, ele poderá ter alta até mesmo na metade da próxima semana, mas ele preferiu não projetar datas. ‘Sair do hospital é bom para todo paciente. Assim que for possível e com todos os critérios de segurança garantidos, ele irá para casa’, disse.

Quanto aos exames do material recolhido na cirurgia, Arap disse que parte deles já foi enviada para os Estados Unidos e que o oncologista Ricardo Brentani deverá ir pessoalmente a Nova York para discutir alternativas de tratamento com a equipe do Memorial Sloan Catherine Center. ‘Nós não temos pressa. Vamos discutir e buscar sempre a melhor alternativa para o governador’, garantiu Arap.

A Assessoria de Imprensa do Incor deverá divulgar novo boletim médico amanhã, domingo, dia 26, por volta das 12 horas.