Covas exige apuração de responsáveis na fuga de ‘Batoré’

Menor é acusado de matar 15 pessoas e já fugiu oito vezes da Febem

ter, 05/12/2000 - 19h22 | Do Portal do Governo


Menor é acusado de matar 15 pessoas e já fugiu oito vezes da Febem

O governador Mário Covas se reuniu na tarde desta terça-feira, dia 5, no Palácio dos Bandeirantes, com o presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), Benedito Duarte, para discutir o caso “Batoré” e determinou a apuração dos responsáveis em 24 horas. O menor, acusado de cometer 15 assassinatos foi resgatado ontem quando era levado da unidade de Franco da Rocha para uma audiência no Fórum do Brás. Essa é a oitava vez que “Batoré” foge.

Segundo Benedito Duarte, o menor já tinha sido transferido para Franco da Rocha por ser perigoso e porque a unidade apresenta maiores condições de segurança. Durante o translado para o Fórum, a Febem disponibilizou monitores para acompanhar “Batoré” e mais três adolescentes que estavam no veículo. Os menores estavam algemados. “Nós erramos ao não admitir a hipótese de que o resgate poderia estar sendo armado, que é o que o caso evidencia”, assumiu o presidente da Febem.

A Febem vai pedir ajuda da Polícia Civil para investigar todas as hipóteses do planejamento dessa fuga. “O governador determinou uma apuração sumária das responsabilidades pela fuga do “Batoré”. Ele quer saber quem especificamente errou no procedimento profissional e se houve alguma falha na comunicação entre a Febem e o Poder Judiciário, que propiciou para que o resgate do Batoré fosse planejado”, disse Duarte. Havia a alternativa de uma sindicância especial, com resultados em dez dias, mas o governador não aceitou. “Ele determinou que nós fizéssemos uma apuração sumária até amanhã”, enfatizou Duarte.