Covas está animado e com muito apetite

Líquido que se acumulou na região abdominal não afeta a evolução positiva do quadro clínico

qua, 29/11/2000 - 15h04 | Do Portal do Governo


O governador Mário Covas apresenta quadro clínico estável, e mostra-se bem disposto, nesta quarta-feira, dia 29, oitavo dia pós-operatório para retirada de dois tumores na região abdominal. As informações foram dadas pelo gastroenterologista Raul Cutait, que integra a equipe médica que assiste ao governador. Os resultados dos exames clínicos não revelaram presença de congestão pulmonar, ou seja, o pulmão, que apresentara água em sua base, está completamente seco. De acordo com o boletim médico divulgado às 13 horas pela Assessoria de Imprensa do Incor, nas últimas 48 horas o governador apresentou um pequeno aumento do líquido seroso, originário da cavidade do abdômen, intercorrência considerada normal em períodos pós-cirúrgicos de grande porte. O líquido está sendo drenado por meio da retirada de um ponto da incisão cirúrgica.
“O excesso desse líquido ainda deve ser conseqüência da retenção que o governador apresentou no último domingo”, disse Cutait. Sobre a possibilidade do novo fato significar risco do aparecimento de uma infecção, Cutait disse que esta hipótese não está sendo considerada. “Se eu estivesse dando uma aula diria aos meus alunos que o risco existe. Mas, não é isso que esperamos”.
Com apetite e mostrando-se muito animado, Covas está fazendo caminhadas cada vez mais longas pelos corredores do sexto andar do Instituto do Coração. “Todos esses progressos mostram que ele está se recuperando bem. A volta do apetite é um dos parâmetros que a gente mais valoriza em termos de evolução”, explicou.
“O que não esperamos é que ele esteja jogando bola dentro de alguns dias porque a cirurgia foi muito extensa e a recuperação normal é mais lenta”, disse Cutait. “Dentro do quadro, ele evolui normalmente como evoluem os pacientes com situação parecida com a dele”.
Os parâmetros cardíacos, respiratórios e hemodinâmicos apresentam-se normais, assim como o processo de cicatrização da incisão cirúrgica e o funcionamento da colostomia. Covas permanece com a sonda vesical, medicação complementar e faz fisioterapia.
Novo boletim médico será divulgado pela Assessoria de Imprensa do Incor amanhã, quinta-feira, dia 30, por volta do meio dia.