Covas entrega viaturas policiais para 18 municípios da região de Sorocaba

nd

qui, 24/08/2000 - 15h35 | Do Portal do Governo

As policias Civil e Militar de 42 municípios do sudeste de São Paulo estão recebendo nesta quinta-feira, dia 24, 163 veículos para reforçar o policiamento do Estado. As entregas estão sendo feitas nas cidades de Jumirim, na região de Sorocaba, Itatinga, na região de Botucatu, Capão Bonito, na região de Itapeva, e Boituva, na região de Itapetininga, onde também estão sendo realizadas inaugurações de obras públicas e entrega de ambulâncias.
O recém criado município de Jumirim, com 2.500 habitantes, emancipado da cidade de Tietê em 1997, foi o primeiro a ser visitado, nesta quinta-feira, por Covas. Na cidade, foi feita a entrega de 62 viaturas e 16 motos para a Polícia Militar e 20 viaturas para a Polícia Civil de 18 municípios da região de Sorocaba. Ainda em Jumirim, foram entregues duas ambulâncias para as cidade de Tietê e Mairinque e inaugurada a escola municipal da cidade.
No município agrícola que produz cana de açúcar, café, além de aves e cerâmica, Covas disse que o Estado já investiu mais de R$ 340 milhões em novas viaturas, armamentos e equipamentos de informática e telecomunicações, desde o início da primeira gestão, em 1995. ‘Essa infra-estrutura tem a finalidade de melhorar a atuação da polícia em todo o Estado. Nestes cinco anos foram adquiridos 11 mil veículos’.
Covas lembrou ainda que o efetivo da Polícia de São Paulo é de 120 mil homens: 82 mil membros da Polícia Militar e 36 mil da Polícia Civil. “Essa quantidade representa a proporção de um policial para cada 300 habitantes. Este número se iguala ao do policiamento de cidades como Londres e outras das mais ricas do mundo”, concluiu.
A entrega de novos veículos para a polícia de pequenas cidades do interior tem a finalidade de acabar com os veículos sucateados, destinados aos pequenos municípios após serem usados nas grandes cidades, e em péssimo estado de conservação. Assim, com a renovação da frota policial, as frotas de dez mil veículos da Polícia Militar e de 8,2 mil da Polícia Civil chegarão ao final de 2002 com uma idade média de apenas três anos. Os veículos adquiridos estão beneficiando todos os 645 municípios paulistas.
Com fundo branco e detalhes em vermelho, cinza e preto – a nova pintura das viaturas reforça o aspecto ostensivo dos carros. Além disso, o Governo está adquirindo veículos especiais, como o jipe Land Rover. Esse diferencial, segundo Covas, foi criado para que os carros chamem a atenção. ‘As viaturas têm mesmo que causar impacto de forma ostensiva, para dar tranqüilidade à população”, disse. Covas reafirmou que a Polícia está mais eficiente com todos os investimentos feitos na sua administração, mas há outras causas responsáveis pelo aumento da violência. “São famílias desestruturadas, o alto consumo de drogas e álcool e também a convivência de muita riqueza em contraste com a pobreza”.
O secretário de Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi lembrou que este governo é o que mais investiu na Segurança Pública até hoje. ‘O governo do Estado vem cumprindo sua função para que cada vez mais a polícia possa ser eficiente na prestação de serviços para a comunidade’. Há cinco anos e meio, em janeiro de 1995, a polícia contava com apenas 974 coletes à prova de balas. Atualmente, há 17 mil coletes, além de outros 10 mil que já foram adquiridos. Até 2002 cada policial terá seu próprio colete.
A ação da polícia se intensificou. Em 1995 a polícia prendia duas mil pessoas por mês no Estado. Esse número saltou para dez mil hoje, fazendo o número de presos subir de 55 mil para 90 mil. A estimativa é que até o fim deste ano, o Estado contará com mais de 100 mil presos, o que sobrecarrega o sistema prisional, mesmo com quase 20 mil vagas criadas pelo Governo Covas, resultantes da entrega de 19 novas penitenciárias
Em Jumirim receberam viaturas e motos as polícias Civil e Militar das cidades de Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairnque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Tietê, Votorantim.

Escola municipal e ambulâncias

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Jumirim, já está funcionando, mas teve sua inauguração solene durante a visita de Covas ao município. São 280 crianças de educação infantil, até a 4ª série da primeira escola do município, que hoje comemorou o funcionamento de dez salas de aula.
Sua construção, segundo explicação da diretora Ana Teresa Cinto foi planejada para absorver o crescimento do município, com uma previsão de abrigar até 700 novos alunos, nos próximos dez anos. A estimativa está calcada no aumento da população, que passou de 1.500 para 2.500 pessoas desde a sua emancipação. Construída no antigo campo de futebol da cidade a escola municipal ocupa uma área de nove mil metros quadrados, com 1.800 metros quadrados de área construída. Na região, já foram acrescentadas 13 mil vagas à rede de ensino desde 1995 e estão em execução outras três reformas que devem agregar mais 2.520 novas vagas. Desde 1995, Covas já acrescentou mais de 680 mil vagas à rede pública de ensino e outras 161 mil estão em andamento.
Foram entregues também duas ambulâncias para a Sociedade Beneficente de Tietê e para a Beneficência Hospitalar de Mairinque. Estas ambulâncias fazem parte de um lote de 532 unidades do tipo padrão, veículos que estão sendo distribuídos principalmente para os pequenos municípios. As ambulâncias-padrão, custam R$ 32 mil cada. Em cinco anos, foram entregues 876 ambulâncias, entre unidades do tipo padrão e do tipo UTI, beneficiando Santas Casas e entidades de saúde em todos os municípios paulistas. Na área da saúde, durante a gestão de Covas, já foram entregues mais do que duas vezes a soma dos últimos quatro governos em quantidade de leitos hospitalares.