Covas entrega viaturas e reforça patrulhamento na zona sul da Capital

(Com Fotos) - Foram entregues 132 veículos às Polícias Civil e Militar em solenidade realizada no Jardim Ângela

dom, 13/02/2000 - 15h29 | Do Portal do Governo


O governador Mário Covas entregou neste domingo, dia 13, mais um lote com 132 veículos às Polícias Militar e Civil. A solenidade aconteceu às 10 horas, na estrada do M Boi Mirim, 3.500, no Jardim Ângela – zona sul da Capital, onde está localizada uma das bases comunitárias da PM.
Para a Polícia Militar foram entregues 22 Jipes Land Rover a diesel, 26 Astras, 36 Vectras e 38 motos, e para a Civil oito Santanas. Um investimento que supera R$ 2 milhões. Desde o início de seu mandato até agora, Covas já gastou mais de R$ 248 milhões na aquisição de viaturas. Somente em 1999 o Governo do Estado entregou 601 viaturas à Polícia Militar e 272 à Polícia Civil.
Por causa das deficiências no sistema viário da periferia, Covas destacou a qualidade e durabilidade dos veículos adquiridos pelo Governo do Estado, sendo apropriados – no caso do Jipe Land Rover – ao patrulhamento em áreas de difícil acesso. E frisou: “é importante investir mais em uma política social – o que extrapola a competência do Estado – criando na periferia uma melhor infra-estrutura de lazer e cultura. O trabalho com os jovens deve ser somado ao da segurança pública nas áreas de maior violência”.
Em seu discurso, o vice-governador Geraldo Alckmin reiterou o fato da polícia estar atuando com veemência, sugerindo à Prefeitura uma maior colaboração nos programas sociais. “Grande parte dos chamados para o telefone 190 da polícia resume-se à questão social, não se tratando da segurança pública. Uma tarefa, portanto, voltada à Prefeitura”, salientou Alckmin.
Participaram do evento o vice-governador Geraldo Alckmin, o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, o comandante-geral de Polícia Militar, coronel Rui César Melo, o delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo, o secretário do Meio Ambiente, Ricardo Trípoli, entre outros parlamentares do PSDB e autoridades locais.

Bases Comunitárias

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marco Vinicio Petrelluzzi, do total de 132 veículos entregues à Zona Sul da capital, oito viaturas e dez motos passam a integrar a frota do Jardim Ângela, que dispõe de duas bases
comunitárias, com um efetivo de 60 homens. Elas foram implantadas em 22 de dezembro de 1998, para o combate ao alto índice de criminalidade detectado na época. A Zona Sul conta, inclusive, com o 27º Batalhão da Polícia Militar, na região de Parelheiros. “É a polícia comunitária mais perto da população, que percebeu uma regressão na violência da região. Quando o governador Mário Covas assumiu havia 53 mil presos no Estado. Hoje, esse número se eleva para 84 mil”, disse Petrelluzzi.
A Polícia Militar tem hoje 223 bases comunitárias em todo o Estado (64 na capital e 159 no interior), distribuídas por 192 cidades. A filosofia deste policiamento baseia-se na estreita colaboração e parceria entre a polícia e a comunidade. Assim, policiais e moradores interagem, prestando um serviço de qualidade à sua região.