Covas entrega primeiro Qualis administrado pelo próprio Estado

Modelo foi adotado para suprir falta de parceria com a Prefeitura de São Paulo

qua, 27/09/2000 - 19h38 | Do Portal do Governo


Modelo foi adotado para suprir falta de parceria com a Prefeitura de São Paulo

“O Qualis – Programa de Saúde da Família – já atende 540 mil pessoas, representando 5% da população da Capital, com um índice de 90% de aprovação da população”, disse o governador Mário Covas ao inaugurar a 36ª unidade do Qualis, na Vila Terezinha, distrito da Vila Brasilândia, nesta quarta-feira, dia 27.

Diferente das outras 35 unidades da cidade de São Paulo, atendidas por 136 equipes multiprofissionais, o Qualis inaugurado funcionará em regime de autogestão, em que a administração será feita por profissionais da própria Secretaria da Saúde, treinados no Programa de Saúde da Família (PSF). Esta alternativa deverá ser expandida para a maioria dos 200 postos de saúde estaduais que funcionam na Capital, segundo o secretário da Saúde, José da Silva Guedes. “Resolvemos adotar o modelo de autogestão para não deixar a população de São Paulo sem este benefício”, observou Guedes, acrescentando que o Governo não quer manter dois sistemas paralelos de atendimento à saúde.

Em outros bairros, a administração do Qualis é feita numa parceria entre o Governo do Estado e entidades sociais, como a Fundação Zerbini, a Congregação Santa Catarina, o Hospital Santa Marcelina e a Universidade Santo Amaro. A medida foi encontrada para suprir a falta de parceria com a Prefeitura de São Paulo, a exemplo do que vem ocorrendo em cidades do Interior, onde o Programa de Saúde da Família está sendo adotado com sucesso.

A unidade da Vila Terezinha vai atender aproximadamente 20 mil pessoas, com a atuação de um gerente e quatro equipes multiprofissionais. Cada equipe é formada por médico generalista, enfermeiro, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde selecionados no próprio bairro, totalizando 16 profissionais. O prédio, com três andares e mais de 20 salas, estava com seu esqueleto abandonado há 12 anos, a exemplo dos 14 hospitais gerais que Covas retomou as obras e está entregando.

Lançado pelo Governo do Estado em 1996, o Qualis tem o objetivo de dotar as regiões mais carentes da Capital de assistência médica voltada à prevenção e não somente à cura de doenças. O Programa resgata o médico de família, com as equipes percorrendo o bairro e visitando as pessoas em suas casas.

Médico Generalista

O secretário Guedes afirmou que o PSF está estimulando as Faculdades de Medicina a retomar a formação e pós-graduação de médicos generalistas, já que o mercado está voltando a ter esta demanda. A Escola de Medicina de Ribeirão Preto e a Unisa (Universidade Santo Amaro) já criaram residência de Médico da Família. Além disso, a Comissão de Residência Médica do Ministério da Educação já aprovou a residência em medicina generalista.

Paralelamente, a Secretaria da Saúde também está complementando a formação dos médicos que estão ingressando no PSF. A iniciativa tem o apoio das Faculdades de Medicina e já foram formados cinco pólos de capacitação, sendo dois na Capital e três no Interior: Ribeirão Preto, Marília e Sorocaba.

Gislene Lima/Takao Miyagui