Covas entrega obra contra enchentes em Arujá

Governador anunciou ainda a construção de vicinal e implantação do programa de saúde Qualis no município

sáb, 29/01/2000 - 13h17 | Do Portal do Governo

Governador anunciou ainda a construção de vicinal e implantação do programa de saúde Qualis no município

A segunda etapa da canalização do rio Baquirivu, obra de contenção de enchentes, foi entregue em Arujá pelo governador Mário Covas neste sábado, dia 29. Com isso, mais de 50 mil moradores dos municípios de Arujá e Santa Isabel, Região Metropolitana de São Paulo, não enfrentarão mais inundações nos períodos de chuvas.
As obras da segunda fase custaram mais de R$ 5,6 milhões, financiados pelo Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), vinculado à Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Somados os recursos destinados à execução do primeiro trecho do rio, concluído em 1997, as obras tiveram custo total de R$ 9,8 milhões investidos pelo Governo do Estado. São, ao todo, 5,2 km de canalização, que vai do centro de Arujá até a divisa com o município de Guarulhos. Em cada etapa foram executados 2,6 km de obras. A obra vai viabilizar a construção da marginal de interligação com o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.
Segundo o prefeito de Arujá, Abel José Larini (PL), a canalização já evitou enchentes neste verão. A parte central da cidade, mais baixa e cortada pelo rio, sempre sofreu inundações nos períodos chuvosos.
Durante a entrega, Covas autorizou a construção de uma vicinal acompanhando o percurso do rio. Os custos ainda não foram calculados, mas o governador acertou com o prefeito que o Estado entraria com 70% do valor total, e o município com os 30% restantes. Covas informou que vai estudar a implantação, no município, do sistema Qualis de saúde, do qual o médico atende os pacientes em casa.