Covas entrega novas viaturas para a Polícia Florestal e DEPRN

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 9

ter, 09/05/2000 - 13h35 | Do Portal do Governo

O governador Mário Covas e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Tripoli, farão a entrega de 74 novas viaturas à Polícia Florestal e de Mananciais e ao Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN), para serem utilizadas no serviço de licenciamento ambiental e fiscalização em todo o Estado de São Paulo e também para atuação na campanha de prevenção ‘Mata Fogo’, desenvolvida anualmente entre os meses de junho a outubro. A solenidade está marcada para esta terça-feira, dia 9, às 11h30, no Palácio dos Bandeirantes.
A Polícia Florestal receberá 44 peruas Chevrolet S-10, cabine dupla, que serão distribuídas entre as companhias lotadas nos municípios de Taubaté, Sorocaba, Campinas, Araras, Birigui, Bauru, Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto, Fernandópolis, Franca, Ribeirão preto e Capital. Os veículos destinados ao DEPRN – 30 carros Fiat Uno – reforçarão as equipes de localizadas nas regiões Oeste, Noroeste e Centro Paulista.
‘A entrega dessas novas viaturas agilizará o trabalho de fiscalização e o licenciamento ambiental, seguramente importantes instrumentos de caráter preventivo na legislação ambiental paulista. São atividades essenciais para conciliar o desenvolvimento do setor econômico com o uso sustentável dos recursos naturais’, afirmou o secretário Ricardo Tripoli.

Mata Fogo

A Operação Mata Fogo teve início em 1989 e resulta da colaboração técnica das Secretarias do Meio Ambiente, de Segurança Pública e da Defesa Civil do Estado. Em seu desenvolvimento, são adotadas ações de caráter preventivo, baseada na experiência comprovada de que uma rede de informações bem estruturada, ágil e bem dimensionada, contribui em muito para impedir o surgimento de pequenos focos e sua transformação em grandes incêndios florestais.
Como ações corretivas e emergenciais, esta mesma rede mobiliza recursos humanos e materiais dos órgãos públicos e da iniciativa privada, de modo a propiciar a rápida identificação de focos, em matas naturais e áreas reflorestadas, desencadeando ações para combate. Na época das secas (junho a outubro), na qual se associam ausência de chuvas e baixo índice de umidade relativa do ar, os riscos de ocorrências de incêndios ações bem planejadas de combate ao fogo.
Essas ações integradas envolvem a participação da CETESB, Polícia Florestal, Instituto Florestal, DEPRN, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, INPE e a colaboração de muitos outros órgãos públicos e da iniciativa privada, contando ainda com as Prefeituras Municipais. A operação atende todo o território paulista.

Data: Terça-feira, dia 9 de maio de 2000
Horário: 11h30
Local: Palácio dos Bandeirantes