Covas entrega na Zona Leste da Capital maior unidade do Poupatempo

Lideranças de todo o País vieram participar da inauguração do novo Poupatempo localizado ao lado da Estação Corínthians-Itaquera do Metrô

sáb, 18/11/2000 - 15h11 | Do Portal do Governo


Lideranças de todo o País vieram participar da inauguração do novo Poupatempo localizado ao lado da Estação Corínthians-Itaquera do Metrô

Em clima de festa e com a presença de mais de duas mil pessoas, o governador Mário Covas inaugurou, neste sábado, dia 18, o Poupatempo Itaquera, na Zona Leste da Capital. Com capacidade para realizar 14 mil atendimentos por dia, a unidade oferece 300 tipos diferentes de serviços. Além disso, está localizada ao lado da Estação Corínthians-Itaquera do Metrô, facilitando o acesso da população. “Aqui a pessoa só não vai receber dinheiro, mas vai poder pagar tudo o que quiser”, brincou o governador.
Covas lembrou que o Poupatempo tem 98% de aprovação nas cinco unidades já implantadas, que são Sé, Alfredo Issa e Santo Amaro, na Capital e Campinas e São José dos Campos, no Interior. Desde o seu lançamento, em 1997, o programa realizou mais de 21 milhões de atendimentos.
O posto da Zona Leste vai ter o mesmo horário de atendimento (de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e aos sábados, das 7 às 13 horas) e deve desafogar os demais. Hoje, cerca de 43% dos usuários do Poupatempo Sé, que atende cerca de 12 mil pessoas por dia, são dessa região. A estimativa é que a unidade de Itaquera atenda 4,6 milhões de pessoas, dos quais 2,4 milhões da Zona Leste e 2,2 dos municípios próximos, como Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Poá.
“A construção do Poupatempo é o novo paradigma na administração pública e mostra que ela pode ser feita com eficiência e rapidez”, afirmou o vice-governador Geraldo Alckmin. “Isso é o respeito ao contribuinte e ao cidadão”. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Antonio Angarita, ressaltou que a preocupação dos 600 funcionários da nova unidade será o atendimento com qualidade e respeito.
Acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lila Covas, o governador agradeceu a demonstração de carinho que recebeu da população e das autoridades presentes, entre as quais, o ministro da Saúde, José Serra, o governador do Pará, Almir Gabriel, e dos ex-governadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Marcelo Alencar (PSDB-RJ). A festa atraiu as lideranças nacionais do PSDB, partido ao qual o governador é filiado, tais como os líderes do PSDB no Congresso Nacional, senador Arthur Virgílio e do Governo na Câmara Federal, deputado Aécio Neves, secretários estaduais, deputados federais e estaduais, vereadores, líderes comunitários e o Padre Rosalvino, da Paróquia de Itaquera, que abençoou a nova unidade e fez uma oração pela saúde do governador, que nesta terça-feira, dia 21, será submetido a uma cirurgia para retirada de tumor localizado entre o intestino e a bexiga.

Projeto Poupatempo

Instituído em 1996, o Poupatempo é um projeto do Governo do Estado que estabelece um novo padrão de qualidade em serviços públicos, com o objetivo de melhorar a vida da população, facilitando o acesso às informações públicas, reunindo vários órgãos e empresas prestadoras destes serviços em um único local e oferecendo ao cidadão um atendimento diferenciado e eficiente.
As principais inovações do projeto consistem na ampliação do atendimento para 12 horas consecutivas, de segunda a sexta-feira, e para seis horas aos sábados; na diminuição do tempo de espera pela racionalização do fluxo de trabalho nos órgãos; no Disque Poupatempo, uma central de atendimento telefônico gratuito; e, ainda, na disponibilização de um Guia de Informações sobre Serviços Públicos, que permite consultas sobre serviços disponíveis, com indicação da documentação necessária, taxas cobradas e localização dos órgãos e entidades onde os serviços são realizados. Além do acesso da facilidade de acesso a serviços de apoio, como banco, papelaria e fotocópia.
Desde a inauguração do primeiro posto, o Poupatempo Sé, em 1997, as três unidades da Capital (Sé, Alfredo Issa e Santo Amaro) e duas do Interior (Campinas e São José dos Campos) já realizaram, até outubro, mais de 18,7 milhões de atendimentos. Somados aos mais de 2,7 milhões de atendimentos prestados pelo Disque Poupatempo (0800 17 12 33 – ligação gratuita), o programa registra a importante marca de mais de 21,5 milhões de atendimentos prestados à população. Em pesquisa realizada pelo Ibope em julho de 2000, a aprovação dos serviços do Poupatempo por seus usuários atingiu a marca de 98%.
Informações sobre os serviços oferecidos pelos Poupatempo da Capital e do Interior podem ser obtidas pelo Disque Poupatempo (0800 17 12 33 – ligação gratuita), de segunda-feira a sábado, das 6 às 22 horas.

Valéria Cintra / Cíntia Cury / Adriana Reis