Covas entrega mais uma unidade do Qualis na Zona Leste da Capital

Esta 32ª unidade da Capital deverá beneficiar aproximadamente nove mil pessoas

ter, 30/05/2000 - 19h27 | Do Portal do Governo


Uma calorosa recepção de mais de 300 pessoas marcou a inauguração da 32ª unidade do Qualis, no Distrito Iguatemi, pelo governador Mário Covas, nesta terça-feira, dia 30. O distrito fica na divisa com os municípios de Mauá e Ferraz de Vasconcelos.
“O Qualis ajuda muito a população e, principalmente, as pessoas idosas com problemas de locomoção que passam a ser atendidas em suas casas”, disse o governador Mário Covas ao entregar o Qualis Recanto Verde Sol. Ele lembrou que o programa, já instalado em vários bairros, contribuiu muito para redução da mortalidade infantil.
O vice-governador Geraldo Alckmin elogiou a implantação na Zona Leste, de mais uma unidade Qualis. Avaliando o programa como o melhor programa de saúde do Brasil, Alckmin destacou: “Um programa desse só pode dar certo porque tem três parceiros que remam na mesma direção. É a direção do governador Covas, a administração das irmã Marcelinas que administram a unidade e a população”. Alckmin lembrou que há muito tempo Mário Covas se preocupa com a população da Zona Leste. “Covas é um grande amigo dessa região desde a época em que vinha participar dos mutirões que deram início à infra-estrutura local”, disse, destacando os investimentos feitos em saneamento básico.
O Qualis Recanto Verde Sol é o 32º entregue sendo que desse total 18 também estão funcionando na Zona Leste. “Com o Qualis trouxemos à população uma nova forma de trabalhar a saúde”, disse Rosa Maria Barros dos Santos, a coordenadora do programa.
Distante 25 quilômetros do marco zero, na Praça da Sé, o Distrito Iguatemi está localizado numa região muito precária onde a maioria das casas são de bloco e o acesso ao transporte é bastante difícil. “Vivemos longe de tudo. Com este posto, o governador Mário Covas faz a gente se sentir mais respeitados como seres humanos. Aqui sempre foi um lugar esquecido pelos políticos”. O desabafo é da dona de casa Lúcia Alves, de 42 anos, mãe de três filhos, que afirmou estar mais aliviada com o serviço médico no bairro: “Agora, com o atendimento médico em casa ficará mais fácil cuidar da saúde da minha família”.
A equipe do Qualis Recanto Verde Sol vai funcionar com dois médicos, duas enfermeiras, quatro auxiliares de enfermagem e 10 agentes comunitários que irão visitar 200 famílias por mês. No total serão beneficiadas cerca de nove mil pessoas que poderão ser atendidas na própria unidade ou em casa. O programa já chegou a quase 300 municípios do Estado. O trabalho que conta com mais de 500 equipes e aproximadamente 4.800 agentes comunitários de saúde, deverá ter seus números aumentados para 877 equipes e 3,9 milhões de pessoas beneficiadas até 2002.