Covas entrega mais um Centro de Detenção Provisória

Unidade prisional de Vila Independência vai abrigar 768 presos provisórios

sáb, 01/07/2000 - 13h15 | Do Portal do Governo


Unidade prisional de Vila Independência
vai abrigar 768 presos provisórios

O governador Mário Covas inaugurou na manhã deste sábado, dia 1º, o Centro de Detenção Provisória de Vila Independência, região de Vila Prudente, na Zona Leste da Capital. Este é o terceiro centro a ser entregue pelo Governo do Estado, de um conjunto de seis unidades. A unidade prisional vai abrigar 768 detentos provisórios que aguardam julgamento.
“Aqui não é distrito e nem penitenciária. Vem para cá quem ainda não foi condenado e está aguardando julgamento. Se for culpado, sai daqui e vai para a penitenciária”, explicou Covas que visitou as instalações da unidade prisional.
A obra custou aos cofres do Governo de Estado R$ 5,5 milhões. As instalações possuem celas mais amplas, com oito raios de oito celas cada, abrigando 96 presos. Cada cela contém quatro triliches e prateleiras. A grande novidade é a sala de audiência onde o detento entra em contato com a Justiça, sem precisar deixar a unidade. O Centro tem ainda setores médico, odontológico e ambulatorial, farmácia e parlatório.
O secretário de Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, disse que a construção dessas novas unidades vai possibilitar a criação de mais 254 empregos, gerados pelo Estado por meio de concurso público. Sendo 218 agentes de segurança penitenciária e 36 cargos para as áreas administrativa e de saúde. “Com a inauguração dessa unidade os detentos de Vila Prudente, que estão nos distritos policiais, terão prioridade para serem transferidos para essa cá”, disse Furukawa.
O secretário de Segurança Pública, Marco Vinício Petreluzzi, informou que a primeira carceragem a ser desativada será a do 95º Distrito Policial, que fica próximo à favela de Heliópolis. “Vamos derrubar a carceragem que é para nunca mais se colocar algum preso lá”, completou o governador.
O primeiro Centro de Detenção Provisória a ser entregue pelo Governo do Estado foi no dia 5 de maio, o Osasco I e, o segundo, em 15 de junho, em Campinas. Além da entrega de hoje, mais três unidades serão inauguradas na Capital. Outra em Osasco, e duas no bairro do Belém, na Zona Leste. Ao todo, serão acrescentadas 4.608 vagas ao sistema penitenciário.
Ainda neste sábado, o governador inaugura o 31º Batalhão da Polícia Militar em Guarulhos, e logo em seguida acompanhará o início das obras de ligação da rodovia Poá-Suzano–Itaquaquecetuba com a rodovia Airton Senna.